uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Da América à Austrália com as ilustrações de João Florêncio
foto DR

Da América à Austrália com as ilustrações de João Florêncio

Ribatejano de gema é ilustrador e co-fundador da Ivory Black, e é a partir de Almeirim que ilustra para clientes de todo o mundo

Com uma carteira de clientes maioritariamente internacional, João Florêncio divide o seu tempo entre a ilustração e as formações no estúdio criativo Ivory Black.

O gosto de desenhar sempre esteve presente e acentuou-se mais em 2010 quando começou a criar as primeiras imagens no Photoshop – o software de edição de imagens que ainda hoje utiliza. Em 2013 iniciou a licenciatura em artes e, pouco depois, lançou-se com a participação no livro da «Leopoldina e os Mini Chefs», da marca Continente.

Actualmente, grande parte do seu trabalho é para clientes internacionais, focando-se em ilustração para videojogos e jogos de tabuleiro, uma área que diz ser “bastante gratificante”.

Recente é também o estúdio criativo Ivory Black em Almeirim, criado em 2016 com a Isabel Fidalgo e o João Apolinário, “que na altura trabalhavam em Lisboa e decidiram voltar às suas origens e lançar um conceito novo no Ribatejo.” No estúdio “a nossa equipa trabalha a comunicação e a imagem de empresas e cria conteúdos para as redes sociais e outros meios. Estamos focados em design, webdesign, fotografia, ilustração e criatividade.”

Se falarmos sobre as portas que se abriram ao seguir a ilustração como profissão e ao criarem a Ivory Black, João Florêncio refere que “tem sido uma boa experiência. Já pude trabalhar com clientes desde os Estados Unidos à Austrália e, recentemente, fui um dos responsáveis pela campanha de sensibilização do Dia Mundial do AVC para a Pfizer nas redes sociais. Quando se faz o que se gosta, deixa de ser propriamente um trabalho.”

Ao focarmo-nos no conceito da Ivory Black, João Florêncio indica-nos que se trata de “um estúdio aberto que colabora com outros criativos, agências e consultoras, de modo a beneficiar sempre a oferta ao cliente.” Na forma como contactam com os clientes e se movem no mercado, acrescenta que “queremos cada vez mais chegar a mais pessoas e empresas, seja pela vertente criativa dos nossos serviços ou pelas formações que oferecemos. Em ambas conseguimos fazer a diferença no Ribatejo e a qualidade do nosso trabalho fala por nós. Felizmente, os nossos clientes reconhecem a qualidade do nosso trabalho e o quão é importante para a sua empresa o que fazemos.”

Perante um futuro que sente ser promissor, João Florêncio afirma que a equipa e ele próprio “procuram evoluir de modo a não estagnar a nível técnico. A constante actualização e qualificação nas nossas áreas é crucial.” Nesse sentido, também daí a aposta nas formações e na criação de novos talentos. Recentemente lançaram o “Workshop de Fotografia de Produto, que é por si diferente, pois está composto por módulos. A pessoa inscreve-se consoante o que deseja aprender. Temos o Módulo 1 com a «Introdução à Fotografia»; o Módulo 2 com «Fotografia de Produto» e o Módulo 3 com a «Edição/Pós-Produção». As inscrições estão abertas até 30 de Setembro.”

Sobre o mundo da educação e das artes, o artista conclui que “geralmente associa-se a arte ao desemprego, contudo isso pode ser colmatado com uma formação/educação eficaz, que prepare os alunos para a vida real. Para além das bases técnicas comuns nas áreas criativas, os alunos devem ser apresentados aos mercados que existem, às suas características, como entrar neles e de que forma devem preparar o seu portfólio. Hoje em dia mais do que talento é preciso originalidade.”

Da América à Austrália com as ilustrações de João Florêncio

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido