uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
As bibliotecas oferecem conhecimento que não se encontra no “Dr. Google”
O presidente da CIMLT, Pedro Ribeiro, o ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, e o Director-Geral do DGLAB, Silvestre Lacerda

As bibliotecas oferecem conhecimento que não se encontra no “Dr. Google”

Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo criada para atrair novos utilizadores

As bibliotecas não têm o mesmo impacto numa comunidade que tinham há 30 anos mas continuam a ser fundamentais para adquirir conhecimento que não se encontra no “Dr. Google”, afirmou o presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), Pedro Ribeiro, durante a assinatura do acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo. Uma cerimónia que decorreu a 19 de Setembro, na sede da CIMLT, em Santarém, com a presença do ministro da Cultura, Luís Castro Mendes.
Para o autarca, este acordo assinado com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) constitui um bom exemplo de colaboração e de posicionamento da administração central “do lado da solução e não do lado do problema”, postura que, no seu entender, se deveria estender a “outras áreas”.
Pedro Ribeiro, que preside igualmente ao município de Almeirim (um dos 11 concelhos que compõem a CIMLT), lamentou que no “Terreiro do Paço” haja “dificuldade em perceber os problemas” colocados pelos municípios, pedindo, mais que recursos financeiros, que os serviços da administração central se ponham “do lado da solução” e que ajudem “a fazer mais e melhor”.
Declarando-se em sintonia com esta preocupação, o ministro da Cultura afirmou que muitas vezes a falta de resposta célere da administração central se deve sobretudo à falta de recursos e de meios, resultado de “não se poder reverter algumas coisas de um momento para o outro”.
A Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo tem como objectivo melhorar o serviço prestado aos cidadãos através da promoção de acções de formação de bibliotecários e actualização dos recursos e serviços, de forma cooperativa, para atrair novos utilizadores.

As bibliotecas oferecem conhecimento que não se encontra no “Dr. Google”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido