uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rede social de Vila Franca de Xira é das mais fortes e experientes do país

Rede social de Vila Franca de Xira é das mais fortes e experientes do país

Estrutura criada há vinte anos permite dar uma melhor resposta ao combate à exclusão social

O concelho de Vila Franca de Xira é um “exemplo nacional” na criação de uma rede social de apoio aos mais desfavorecidos, sendo hoje um dos concelhos do país onde essa rede é mais forte e experiente. Os elogios foram deixados na manhã de 19 de Setembro, em Vila Franca de Xira, pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, que participou numa conferência alusiva aos 20 anos da criação da rede social vilafranquense. “A rede social de Vila Franca de Xira foi uma das primeiras a ser constituídas no país. Vila Franca de Xira teve um papel emblemático no lançamento e consolidação das redes sociais a nível nacional. Foi um concelho que teve a capacidade de perceber, na sua plenitude, a importância destas estruturas”, frisou o governante.
“Ao longo dos últimos 20 anos esta rede soube manter-se activa, numa lógica de parceria e valorizando o papel de cada instituição da economia local, que movimenta um valor significativo, fazendo deste um concelho rico e de grande dinâmica económica. A rede de Vila Franca de Xira é emblemática, é uma das mais poderosas do país e da Área Metropolitana de Lisboa”, elogiou o governante. No último ano a Segurança Social entregou mais de 22 milhões de euros às instituições locais.

Combater a falta de voluntários
Actualmente estão envolvidas na estrutura de Vila Franca de Xira mais de uma centena de entidades do sector público e privado, tendo Vieira da Silva notado que há “desafios” nas redes sociais que precisam de ser superados e entre eles está a necessidade de apelar a uma maior participação de voluntários nas diferentes instituições.
O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), valorizou o “património de experiência consolidado” da rede vilafranquense e a criação de respostas sociais que, até então, eram inexistentes. “Temos orgulho do caminho percorrido e dos bons resultados, este é um momento de celebração e reflexão. Hoje o sucesso deste projecto só é possível graças a todos os parceiros que o integram”, refere.
No âmbito dos 20 anos da rede social de Vila Franca de Xira a Fábrica das Palavras acolheu uma conferência subordinada ao tema “O papel das redes sociais na resolução de problemas sociais complexos”. Constituiu-se como um espaço de comemoração do percurso já feito pela rede mas sobretudo como local de reflexão para os desafios futuros desta estrutura.

Rede social de Vila Franca de Xira é das mais fortes e experientes do país

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido