uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival de Gastronomia com mesa posta em Santarém até 4 de Novembro
O festival Nacional de Gastronomia foi apresentado na aldeia piscatória das Caneiras

Festival de Gastronomia com mesa posta em Santarém até 4 de Novembro

Casa do Campino recebe saberes e sabores de todo o país

Um almoço à beira Tejo, na aldeia piscatória das Caneiras, com o azeite em destaque, marcou, na segunda-feira, 22 de Outubro, a apresentação oficial da 38.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que decorre entre sexta-feira, 26 de Outubro, e dia 4 de Novembro, na Casa do Campino, em Santarém.
Sob o tema do azeite, em alinhamento com a temática da edição deste ano da Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo, o festival foi apresentado como o único que assume uma dimensão nacional, com a presença de restaurantes provenientes de todas as regiões do país, apostando este ano na presença de destacados chefes cozinheiros, três deles com estrela Michelin.
A refeição, servida numa das casas palafitas junto à margem do rio, foi preparada pelo chef escalabitano Rodrigo Castelo, que antes recebeu os participantes no seu espaço de tertúlia para uma prova de azeites da região.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, justificou a escolha do local com o lema que acompanha o festival – “Descubra Santarém enquanto prova Portugal” -, sublinhando a aposta na transformação da gastronomia num “produto turístico”, inserido na estratégia de promoção turística do concelho que tem vindo a ser preparada com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O autarca afirmou que a transformação e “modernização” do FNG, nomeadamente na redução do número de dias do evento e, a prazo, com a organização a passar na totalidade para uma empresa externa ao município, se insere nessa estratégia, que terá um momento alto de divulgação na próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, onde Santarém estará “com uma imagem muito forte” e uma “comunicação nova”.
António Cavaleiro Ferreira, representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, destacou, durante a apresentação do certame, o facto do festival ser único no país e a importância da Carta Gastronómica do Ribatejo para os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Três chefes com Estrela Michelin marcam presença no certame
Entre as transformações do festival contam-se a realização de quatro banquetes com os chefes distinguidos com Estrela Michelin, Tiago Bonito (26 Outubro), Vítor Matos (dia 27) e Joachim Koerper (2 Novembro), e ainda pela “revelação ribatejana Rodrigo Castelo”.
Declarando-se “muito lisonjeado e orgulhoso com o convite” que lhe foi feito, Rodrigo Castelo revelou que o banquete que vai servir na noite de 3 de Novembro “esgotou em três dias, sinal de que a gastronomia de Santarém é reconhecida”.
O chefe da Taberna Ó Balcão inspirou-se na gastronomia dos 21 concelhos do distrito de Santarém, que vai dar a provar em 21 mini ‘snacks’ servidos num ‘puzzle’ de madeira, colocados em cima do espaço que representa o respectivo concelho, culminando em Santarém, com um prato criado para oferecer ao município, “coração de touro bravo em vinho tinto, um coração escalabitano”, declarou.
Rodrigo Castelo estará ainda no júri que vai avaliar os melhores pratos inspirados em azeite numa competição entre os antigos vencedores do concurso nacional “Jovem Talento de Gastronomia”, que, no dia 31, atribuirá o prémio “Modernidade e Tradição”, decorrendo, dois dias antes, a entrega dos prémios “Great Taste Awards Portugal”.
Nos 12 restaurantes presentes no evento serão dadas a provar “especialidades de norte a sul do país e das ilhas dos Açores e da Madeira” e nas tasquinhas típicas os produtos regionais, vinhos e doçarias.
Ao longo dos dez dias irão realizar-se aulas de cozinha, demonstrações de cozinha ao vivo, conversas sobre vinho e provas harmonizadas.

Festival de Gastronomia com mesa posta em Santarém até 4 de Novembro

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido