uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Um encontro franco-português de poetas e amantes de poesia no Entroncamento

A editora da revista NERVO - Colectivo de poesia, Maria de Fátima Roldão, encontrou-se a 14 de Outubro, domingo, com o poeta compositor e cantor francês Michel Fuchs (à direita na foto), que integra o grupo L’âme des poètes, com sede em Estrasburgo, que promove regularmente espectáculos com recitação de poemas, leitura de textos e canções. O encontro realizou-se a pedido de Michel Fuchs e decorreu no Entroncamento em casa de amigos comuns, tendo participado também, na qualidade de poeta, o professor aposentado Henrique Leal, que serviu de intérprete.
Durante o encontro os participantes falaram dos seus percursos pessoais enquanto poetas e amantes de poesia e trocaram informações sobre a actividade de divulgação de poesia em Portugal e em França.
Maria de Fátima Roldão forneceu a Michel Fuchs uma lista dos principais poetas portugueses traduzidos para o francês, com o nome dos tradutores e das editoras, bem como os anos das respectivas edições. A tradução de poesia foi um dos temas abordados.
A revista NERVO (Página no Facebook e e-mail nervo.colectivodepoesia@gmail.com), que tem sede no Entroncamento e da qual já saíram três números, define-se como “uma revista de poesia contemporânea atenta a toda a produção literária, nos diferentes géneros de poesia, desde os autores consagrados aos que publicam pela primeira vez”. Para além de poetas portugueses tem divulgado traduções de poemas de autores de outras nacionalidades e irá passar a publicar ao lado de cada poema traduzido a sua versão original.
Michel Fuchs conhece bem Portugal e O MIRANTE. Ferroviário reformado, fez uma viagem de bicicleta entre Estrasburgo e Lisboa, entre 30 de Abril e 19 de Maio de 1998. E em 2007 fez o percurso inverso, a pé, tendo editado dois livros nos quais relata essas viagens. Tem também editados vários livros de poesia, entre os quais, “Et Tac...” (pequenos poemas e aforismos) e “Poésie 20e siècle” e um CD com 16 canções de sua autoria “Ma corne d’ abondance”, em que canta e toca com a sua esposa Brigitte.
Fernando de Carvalho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido