uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarca de Benavente quer passe social alargado ao seu concelho
Carlos Coutinho lamenta o custo elevado que os moradores do seu concelho têm de gastar para trabalhar em Lisboa

Autarca de Benavente quer passe social alargado ao seu concelho

Presidente do município destaca os ganhos económicos e ambientais dessa medida. Naquele concelho ribatejano sai mais barato duas pessoas dividirem um automóvel numa viagem para a capital do que estarem a pagar passe nos transportes públicos, situação que Carlos Coutinho critica.

O concelho de Benavente é “praticamente um membro da Área Metropolitana de Lisboa” e por isso deveria ser incluído na lista de municípios que, já a partir do próximo ano, vão poder beneficiar de um passe social único para viajar de e para Lisboa.
O presidente daquele município, Carlos Coutinho (CDU), disse na última semana em reunião de câmara rever-se na proposta que o PSD vai apresentar no Parlamento visando o alargamento da coroa do passe social até ao Entroncamento. Quem vive no distrito de Santarém, recorde-se, paga mais 300 por cento pelo transporte público do que quem vive no distrito de Lisboa.
“Somos praticamente membros da AML, estamos muito perto de Vila Franca de Xira, que a integra. O alargamento da coroa é uma medida importantíssima para Lisboa e para o país. Não só em custos económicos mas também ambientais. Neste momento, para quem vive no nosso concelho é mais barato dividir um carro com outra pessoa do que estar a pagar dois passes sociais”, critica.
Carlos Coutinho defende os ganhos ambientais com menos carros a circular na capital que tal medida poderia comportar mas lamenta que o alargamento não contemple o seu município. “A proposta do PSD é boa, todos nos revemos nela e era fundamental que acontecesse”, defendeu.
O autarca falava em resposta a Ricardo Oliveira, vereador do PSD, que pediu a Carlos Coutinho para interceder junto da estrutura do Partido Comunista Português para que a proposta fosse uma realidade e houvesse aprovação no Parlamento. “A ser aceite isto iria revolucionar os transportes no Ribatejo. Neste momento sofremos uma injustiça tremenda para quem precisa de ir trabalhar para Lisboa. Este é um assunto em que todos devemos estar unidos”, defendeu o autarca.
Também o vereador socialista Pedro Pereira elogiou a ideia mas lamentou que não existam “varinhas mágicas” para fazer dinheiro, notando que talvez no futuro o seu partido pudesse estar em condições financeiras de o assegurar.

Passes de Vila Franca de Xira para Lisboa a 40 euros

Quem vive no concelho de Vila Franca de Xira, que integra a Área Metropolitana de Lisboa, pode preparar-se para pagar no próximo ano, no máximo, até 40 euros mensais para utilizar os diferentes meios de transporte até à capital. As crianças até aos 12 anos não vão pagar transporte e, por família, o pagamento total máximo será de 80 euros.
Nos casos de viagens dentro do concelho de Lisboa, então os passes terão um custo máximo de 30 euros. O anúncio foi feito pelo presidente da AML, Fernando Medina, que anunciou também a criação de uma empresa única de transportes que vai servir todos os concelhos daquela área.
O passe estará disponível a partir de Abril de 2019 mas o funcionamento integrado dos autocarros da nova empresa única só acontecerá em 2020. O mapa da rede vai ainda ser definido nos próximos meses recorrendo a contributos dos diferentes municípios e o concurso para os diferentes operadores prestarem esse serviço – sob a marca única Carris Metropolitana – deverá avançar também no início no próximo ano.

Autarca de Benavente quer passe social alargado ao seu concelho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido