uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival de Órgão de Santarém oferece treze eventos em seis dias
Padre Joaquim Ganhão, vereadora Inês Barroso e o provedor Mário Rebelo

Festival de Órgão de Santarém oferece treze eventos em seis dias

Programa envolve mais de uma centena de músicos, entre solistas, organistas, orquestras e coros.

O primeiro Festival de Órgão de Santarém (FÓS) vai oferecer, de 9 a 18 de Novembro, seis concertos, uma missa e seis mini-recitais, que decorrem ao longo de seis dias em seis igrejas da cidade que albergam órgãos históricos restaurados.
O FÓS sucede aos Ciclos de Órgãos Históricos de Santarém que aconteceram, em três edições, entre 2010 e 2017, com o objectivo de dar a conhecer e divulgar os seis órgãos históricos da cidade, propriedade da Diocese e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS), reabilitados e restaurados entre 2007 e 2015 numa parceria que envolveu também o município.
As três entidades promotoras realçaram o facto de Santarém ser a cidade do país “com mais órgãos históricos restaurados num raio de um quilómetro” (sete no total). O provedor da SCMS, Mário Rebelo, recordou que foi graças à parceria entre as três entidades que aconteceu a recuperação primeiro de seis órgãos do século XVIII, entre 2007 e 2009, nas igrejas de Jesus Cristo, Piedade, Marvila, S. Nicolau, Misericórdia e Sé Catedral, e depois, em 2015, do da igreja da Alcáçova (início do século XIX), todos da autoria de António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes, num investimento de perto de 410 mil euros, financiado em 65% por fundos comunitários.
A vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, referiu que, nessa altura, as entidades proprietárias dos órgãos (Diocese e SCMS) assumiram o valor da comparticipação nacional, investindo agora o município cerca de 20.000 euros no festival. Além da existência dos sete instrumentos históricos recuperados, Inês Barroso salientou o facto de o Conservatório de Música de Santarém contar com duas dezenas de alunos que estão a aprender a tocar esse instrumento.

O programa do FÓS
O programa arranca no dia 9 às 21h00 na igreja da Misericórdia, com um concerto que junta a organista e directora do FÓS Margarida Oliveira e Bruno Nogueira (canto). Para os dias 10 e 17 à tarde estão agendados dois “passeios musicais pelos órgãos históricos de Santarém”, com o primeiro a convidar a um percurso, com mini-concertos, pelas igrejas de Marvila, Misericórdia e S. Nicolau, e o segundo pela de Alcáçova, Catedral e Piedade (este com Jesús López).
No dia 10 à noite, na igreja de Marvila, acontece o primeiro dos dois concertos com a orquestra Bomtempo, sob direcção de Cesário Costa, que, nos dois sábados, permitirá a audição integral dos concertos de Michel Corrette e assinalará os 350 anos do nascimento do compositor François Couperin.
A catedral de Santarém recebe no dia 11 à tarde um concerto com o organista Tiago Ferreira, acompanhado pelo Coro da Lapa, sob direcção de Filipe Veríssimo, sendo que a missa dominical de dia 18 será integralmente cantada pelo Coro dos jovens cantores do Schola Cantorum da Catedral de Santarém e acompanhada ao órgão por David Paccetti Correia, sob a direção de Pedro Rodrigues.
No dia 16 à noite, na igreja de S. Nicolau, será possível ouvir o organista escalabitano (actualmente a frequentar o mestrado em performance em Amesterdão, Holanda) Daniel Nunes, acompanhado por Edgar Barbosa (trompa). O festival encerra no dia 18 de Novembro, à tarde na igreja de Marvila com um concerto-comentado pelo organista Jesús Gonzalo López.

Festival de Órgão de Santarém oferece treze eventos em seis dias

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido