
Paulo Queimado quis limpar imagem na polémica com bombeiros mas foi ignorado
Presidente da corporação não esteve na acção de entrega de material porque “tinha mais que fazer”. O presidente da Câmara da Chamusca foi ao quartel dos bombeiros entregar material poucos dias depois de o presidente dos bombeiros o ter criticado, por estar há quase dois anos para cumprir a promessa de isentar os bombeiros do pagamento do IMI.
O presidente da Câmara da Chamusca quis desvalorizar o conflito com os bombeiros voluntários, por causa da isenção do IMI, ao realizar uma entrega de material à corporação, numa cerimónia menosprezada pelo presidente dos bombeiros, que não esteve presente. José Monteiro, que poucos dias antes tinha desancado Paulo Queimado, dizendo-se enganado pelo autarca que não cumpria as promessas, não compareceu nesta acção para melhorar a imagem da câmara, dizendo que “tinha mais que fazer”. Monteiro diz que já tinha feito o que era necessário, dois meses antes, que foi a assinar o protocolo para receber o material.
A entrega de fardamentos, no dia 11 de Outubro, após a polémica assembleia municipal onde José Monteiro disse estar à espera há quase dois anos da isenção do IMI para os edifícios dos bombeiros, prometida pelo autarca, foi divulgada com várias fotografias. E até o presidente da assembleia municipal, José Garrido, fez a apologia do espírito solidário da câmara, para passar a ideia de que o município gosta muito dos bombeiros e está sempre a apoiá-los. Em declarações a O MIRANTE,
José Monteiro disse que primeiro tem a sua profissão e depois é presidente dos bombeiros.
O caso do IMI, levantado na assembleia municipal de 28 de Setembro, continua por resolver. Só depois das duras críticas do presidente dos bombeiros e de Paulo Queimado ter feito a acção de entrega de material, é que Paulo Queimado levou a proposta de regulamento para isentar de Imposto Municipal sobre Imóveis os bombeiros, na terça-feira, 16 de Outubro. O que ainda não foi decidido, porque a oposição levantou a questão de se alargar as isenções às colectividades do concelho. O post de Joaquim Garrido na sua página do Facebook a valorizar o papel da câmara na relação com os bombeiros, mereceu do presidente da câmara a colocação de um boneco (emoji) com uma auréola de anjinho.
José Monteiro ainda não decidiu se se vai recandidatar ao cargo nas próximas eleições, previstas para Dezembro deste ano. O presidente que cumpre o primeiro mandato de quatro anos, tinha dito em Setembro a O MIRANTE que por causa de se sentir enganado com a promessa não cumprida não pretendia recandidatar-se. “Eles que tomem conta dos bombeiros porque comigo já não brincam mais”, disse na altura o dirigente.
Recorde-se que o autarca prometeu dar isenção de IMI aos dois blocos de apartamentos dos bombeiros, na Quinta do Nicho, arrendados a baixo custo, pelo que o pagamento do IMI acaba por dar prejuízo à corporação.
