uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas de Santarém mantém aposta no combate às perdas de água
Teresa Ferreira abriu guerra às perdas de água no concelho

Águas de Santarém mantém aposta no combate às perdas de água

Orçamento da empresa municipal para 2018 prevê a substituição de mais 9,3 quilómetros de condutas.

O tarifário da água em Santarém vai ser igual ao de 2018, mas vai registar-se um aumento de 4 por cento (%) na tarifa de saneamento, que no entanto, no primeiro escalão de consumo, não chega a um cêntimo por metro cúbico de água consumida. Isso mesmo foi referido pela administradora executiva da Águas de Santarém, Teresa Ferreira, na reunião da Câmara de Santarém onde foi aprovado o orçamento dessa empresa municipal, com os votos favoráveis da maioria PSD e a abstenção dos quatro vereadores do PS.
O volume de investimento previsto é de 3,1 milhões de euros, sendo 58% para aplicar no sistema de abastecimento de água no sentido de manter a qualidade da água e reduzir as perdas na rede, que rondam os 30 por cento. Nesse sentido, prevê-se a substituição de 9,3 quilómetros de condutas de água, reabilitação de reservatórios e a conclusão da substituição de condutas elevatórias na encosta de São Bento. Obras que serão realizadas com meios financeiros da empresa, sem recurso à banca ou a fundos comunitários.
Já o investimento previsto para a reabilitação do sistema elevatório da Ribeira de Santarém, avaliado em 40 mil euros em 2019 e 980 mil euros em 2020, só poderá ir em frente caso seja garantido financiamento da União Europeia.
A rede de saneamento básico tem investimentos previstos na ordem dos 667 mil euros para intervenções pontuais e para o sistema de Santarém estima-se um investimento de 369 mil euros para reabilitação de colectores e remodelação do sistema de gradagem da ETAR da cidade, bem como na construção de bacias de retenção e câmaras de regulação de caudal e a construção de uma estação elevatória na bacia da D. Rita.

Águas de Santarém mantém aposta no combate às perdas de água

Mais Notícias

    A carregar...