uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Abrantes com orçamento de 37 milhões de euros

Cultura, educação e gestão florestal com investimentos avultados previstos para 2019.

O orçamento da Câmara de Abrantes para 2019 fixa-se nos 37,2 milhões de euros. Os projectos mais relevantes em termos financeiros são a o Museu de Arqueologia e Arte de Abrantes, para onde serão alocados mais de dois milhões de euros; a requalificação das escolas do ensino básico, com uma verba a rondar 1,8 milhões de euros; e a gestão florestal, para a qual se prevê uma quantia de 1,4 milhões.
O orçamento foi aprovado com os votos favoráveis do PS e com os votos contra dos vereadores do PSD e do BE, Rui Santos e Armindo Silveira, respectivamente. O vereador Rui Santos (PSD) afirmou que o orçamento não é mais do que a continuação dos orçamentos anteriores e não é com ele que se consegue preparar a cidade para daqui a 100 anos.
Já Armindo Silveira (BE) assumiu estar a favor de alguns dos pressupostos, como a regeneração urbana, a saúde e a educação, mas mostrou-se desfavorável à estratégia para os atingir. A presidente da câmara, Maria do Céu Albuquerque (PS), admite que se trata de um orçamento de continuidade, mas adaptado às novas exigências e que reflecte o pico de utilização dos fundos conseguidos através do quadro comunitário de apoio do Portugal 2020.
Orçamento para SMA desce
O orçamento para os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) ronda os 6,2 milhões de euros, um valor 20% abaixo do de 2018. Perto de 40% deste montante vai ser aplicado na aquisição de bens e serviços como o reforço e remodelação dos sistemas de abastecimento de água (250 mil euros) e equipamento básico para o sector de água e resíduos sólidos urbanos (viatura de recolha, contentores, Ez Waste, equipamento de bombagem e contadores, num valor de 325 mil euros).
Há ainda a salientar a conclusão da empreitada iniciada em 2018 do troço adutor entre o nó Vale Donas, Pego e Concavada (orçamentada em mais de um milhão de euros). O grande objectivo é a conclusão do abastecimento de água à margem sul do concelho a partir da albufeira de Castelo de Bode.
O orçamento para os SMA foi aprovado pela maioria socialista, com a abstenção do PSD e com o voto contra do BE.

Mais Notícias

    A carregar...