uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Moradores dos Cotovios querem instalação de oleões e pilhões

Falta desses equipamentos leva residentes a deitar óleos usados no esgoto

Quem vive nos Cotovios, concelho de Vila Franca de Xira, está a ser obrigado a deitar os óleos usados da cozinha directamente no esgoto e as pilhas usadas no meio do lixo doméstico, uma situação que prejudica o ambiente e que decorre do facto de há mais de seis meses não existirem naquele local equipamentos de recolha.
A situação levou vários moradores a pedirem à câmara municipal que proceda à colocação desses equipamentos. Os mais conscientes do problema ambiental fazem um esforço e aproveitam a ida à sede da freguesia, situada a seis quilómetros, para depositarem esses materiais mas alguns com quem O MIRANTE falou admitem despejar tudo no esgoto normal e as pilhas no meio do lixo.
O lugar já esteve servido por esses equipamentos mas a demanda por mais estruturas dessas noutros locais mais populosos levou a que fossem transferidos para outros locais do concelho e nunca foram repostos. Numa das últimas reuniões públicas de câmara Joaquim Vicente, morador dos Cotovios, apelou ao executivo para instalar esses equipamentos, ao mesmo tempo que lamentou que a maioria das ilhas ecológicas ali existentes fique rapidamente cheia ao fim de poucas horas após a recolha.
Alberto Mesquita, presidente do município, diz não ter conhecimento da situação mas garante que o assunto vai ser encaminhado para ser resolvido. “Tanto quanto me lembro, chegou a haver um oleão ao pé da delegação da junta mas depois desapareceu. Vamos verificar. Quanto às ilhas ecológicas, vamos também ver se já são pequenas para a procura e precisam de ser trocadas por outras maiores”, explica. As cubas existentes na zona são de três metros quadrados e o autarca admite vir a substituir por cubas de cinco metros quadrados, caso necessário. “Vou pedir aos técnicos para contemplar com alguma prioridade esta situação”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...