uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vêm aí dez meses de obras no centro de Vila Franca de Xira
Em breve a zona da Quinta da Mina e o Eixo de Santa Sofia em Vila Franca de Xira ficarão ligados por um novo corredor verde

Vêm aí dez meses de obras no centro de Vila Franca de Xira

Trabalhos no eixo Santa Sofia/Quinta da Mina vão custar mais de um milhão de euros

Arrancaram no final de Outubro as obras de requalificação urbanística do eixo de Santa Sofia/Quinta da Mina, no centro de Vila Franca de Xira, que vão custar um milhão e 300 mil euros e criarão, entre outros, um corredor verde entre os dois bairros, novos parques de estacionamento, uma praça e a recuperação do polidesportivo existente.
É uma obra que durará até Agosto de 2019 e o município promete desenvolver esforços para reduzir os eventuais impactos que a obra possa vir a causar nos moradores. Um dos primeiros trabalhos será a demolição das duas velhas habitações existentes debaixo do viaduto da Auto-Estrada do Norte (A1), compradas o ano passado pelo município.
O projecto visa a união entre o centro da cidade e a zona mais afastada do parque urbano Luís César Pereira. Já foi considerado por Alberto Mesquita (PS), presidente do município, como um dos projectos estruturais e estratégicos daquele concelho, candidatado a fundos comunitários do quadro de apoio Portugal 2020, assentando na criação de um espaço público mais qualificado e com a promessa de melhorias significativas na qualidade de vida das populações.
A construção de um grande corredor verde pedonal, que ligará o parque urbano ao núcleo antigo da cidade, é o principal destaque da obra, havendo também alterações ao perfil rodoviário da zona. Outros destaques da intervenção serão a criação de uma nova praça pública no local atravessado pela Ribeira de Santa Sofia, o alargamento da problemática rua Octávio Pato (antiga Travessa do Cerrado) e a criação e ampliação dos passeios existentes, criação de novos lugares de estacionamento na zona e plantação de novas árvores.
Para quem vive na Rua General Humberto Delgado, no Bom Retiro, há boas notícias: a requalificação prevê também a construção de um novo parque de estacionamento junto à Estrada Nacional 248 para colmatar as dificuldades de parqueamento ali existentes. Os trabalhos vão incluir também a requalificação do polidesportivo existente junto ao Mercado do Levante, debaixo do viaduto da A1 e a reabilitação dos edifícios de apoio ao mercado e as instalações sanitárias ali existentes.
“Todas estas intervenções no espaço público incluem zonas verdes, praças, passeios, áreas pedonais e zonas de estadia, prevendo-se uma melhoria significativa das condições de acessibilidade, mobilidade e segurança, privilegiando deslocações mais sustentáveis”, esclarece o município.

Vêm aí dez meses de obras no centro de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...