
Vêm aí dez meses de obras no centro de Vila Franca de Xira
Trabalhos no eixo Santa Sofia/Quinta da Mina vão custar mais de um milhão de euros
Arrancaram no final de Outubro as obras de requalificação urbanística do eixo de Santa Sofia/Quinta da Mina, no centro de Vila Franca de Xira, que vão custar um milhão e 300 mil euros e criarão, entre outros, um corredor verde entre os dois bairros, novos parques de estacionamento, uma praça e a recuperação do polidesportivo existente.
É uma obra que durará até Agosto de 2019 e o município promete desenvolver esforços para reduzir os eventuais impactos que a obra possa vir a causar nos moradores. Um dos primeiros trabalhos será a demolição das duas velhas habitações existentes debaixo do viaduto da Auto-Estrada do Norte (A1), compradas o ano passado pelo município.
O projecto visa a união entre o centro da cidade e a zona mais afastada do parque urbano Luís César Pereira. Já foi considerado por Alberto Mesquita (PS), presidente do município, como um dos projectos estruturais e estratégicos daquele concelho, candidatado a fundos comunitários do quadro de apoio Portugal 2020, assentando na criação de um espaço público mais qualificado e com a promessa de melhorias significativas na qualidade de vida das populações.
A construção de um grande corredor verde pedonal, que ligará o parque urbano ao núcleo antigo da cidade, é o principal destaque da obra, havendo também alterações ao perfil rodoviário da zona. Outros destaques da intervenção serão a criação de uma nova praça pública no local atravessado pela Ribeira de Santa Sofia, o alargamento da problemática rua Octávio Pato (antiga Travessa do Cerrado) e a criação e ampliação dos passeios existentes, criação de novos lugares de estacionamento na zona e plantação de novas árvores.
Para quem vive na Rua General Humberto Delgado, no Bom Retiro, há boas notícias: a requalificação prevê também a construção de um novo parque de estacionamento junto à Estrada Nacional 248 para colmatar as dificuldades de parqueamento ali existentes. Os trabalhos vão incluir também a requalificação do polidesportivo existente junto ao Mercado do Levante, debaixo do viaduto da A1 e a reabilitação dos edifícios de apoio ao mercado e as instalações sanitárias ali existentes.
“Todas estas intervenções no espaço público incluem zonas verdes, praças, passeios, áreas pedonais e zonas de estadia, prevendo-se uma melhoria significativa das condições de acessibilidade, mobilidade e segurança, privilegiando deslocações mais sustentáveis”, esclarece o município.

Mais Notícias
Destaques

Cavalo é rei até 11 de Novembro na Golegã
