uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dar visibilidade aos bons exemplos é o objectivo dos Prémios Personalidade do Ano
Actual direcção deu um novo fôlego ao Ateneu Vilafranquense

Dar visibilidade aos bons exemplos é o objectivo dos Prémios Personalidade do Ano

O MIRANTE promove o reconhecimento público de quem mais se destaca na região. Há pessoas e instituições que são exemplares a nível do que fazem mas que, por motivos vários, não têm e não procuram ter muita visibilidade. Numa sociedade em que o mérito nem sempre é reconhecido e num tempo em que os bons exemplos não abundam, O MIRANTE distingue anualmente, desde 2005, quem se destaca nas actividades que desenvolve. É uma tentativa de mostrar que a região tem um importante potencial humano aos mais diversos níveis. Esta semana divulgamos mais três distinguidos com prémios Personalidade do Ano.

Edição de 30.01.2019 | Sociedade
Actual direcção deu um novo fôlego ao Ateneu Vilafranquense

Personalidade do Ano - Cultura: Ateneu Artístico Vilafranquense

O Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV) é uma das maiores e mais antigas colectividades do concelho de Vila Franca de Xira. Foi formalmente criado em 1939 mas as suas raízes datam ao dia 1 de Maio de 1891, quando arrancou a Fanfarra 1º de Maio. Em 1906 a colectividade passou a designar-se Grémio Popular Vilafranquense e em 1916 a fanfarra deu lugar a uma banda de música, passando a associação a designar-se por Grémio Artístico Vilafranquense. A partir dos anos 70 o Ateneu viveu um dos seus maiores picos de actividade e em 1993 foi reconhecido como instituição de utilidade pública. Em 1999 o governo distinguiu o Ateneu, a 24 de Abril, com a medalha de mérito cultural. Entretanto também a Câmara de Vila Franca de Xira lhe atribuiu a medalha de mérito, prata e ouro pelos seus serviços em prol da cultura na cidade e no concelho. Tem hoje mais de um milhar de associados e movimenta cerca de cinco centenas de pessoas nas diferentes actividades que oferece à comunidade, do desporto ao teatro passando pela música.

Abel Bento preside ao União de Tomar desde 2012

Personalidade do Ano - Desporto: União Futebol Comércio e Indústria de Tomar

O União Futebol Comércio e Indústria de Tomar foi fundado a 4 de Maio de 1914, com uma forte ligação ao tecido empresarial da cidade. Por ele passaram fugazmente velhas glórias em fim de carreira como Eusébio, Simões, Manuel José ou Raul Águas. O Clube viveu tempos de glória e competiu por seis temporadas na primeira divisão (entre 1968 e 1976). Mas o palmarés do União não se fica por ali. Somam-se os títulos de campeão nacional da segunda e da terceira divisões e, em 2018, a conquista da Taça Ribatejo. Actualmente, com mais de 350 atletas e cerca de 18 equipas, duas das quais nos escalões seniores, o emblema unionense é uma referência do distrito de Santarém ao nível do futebol. É também uma referência na área do atletismo. Em 2018 ganhou a classificação de super clube, atribuída aos clubes com maior participação em provas e, no mesmo ano, recebeu o certificado de prata da Federação Portuguesa de Atletismo, por ter mais de 110 atletas federados.

Jorge Costa é o comandante dos Bombeiros Voluntários de Almeirim

Personalidade do Ano - Cidadania: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almeirim

Fundada há setenta anos, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almeirim tem um corpo de bombeiros dos mais bem apetrechados da Lezíria do Tejo. Uma das suas mais valias é a aposta em equipas permanentes no quartel durante o dia para responder rapidamente às mais diversas solicitações, tanto a nível de emergência médica, como de incêndios, inundações e outras ocorrências. Possui uma equipa com capacidade técnica para gerir situações de grande “stress” e prestar apoio psicossocial em emergência aos bombeiros. Conhecimentos que também são úteis nas relações com envolvidos em sinistros.
Os Bombeiros Voluntários de Almeirim têm nas suas fileiras sessenta e seis elementos e há oito anos foi criada uma escola de infantes e cadetes. Actualmente a mesma é frequentada por 23 crianças que desenvolvem actividades pedagógicas relacionadas com o voluntariado e a formação cívica, além de receberem as primeiras noções de protecção e socorro.

Dar visibilidade aos bons exemplos é o objectivo dos Prémios Personalidade do Ano

Mais Notícias

    A carregar...