uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Antigos forcados querem dar nova dinâmica à praça de touros de Santarém
A Associação Praça Maior apostou em três cartéis atractivos na temporada de Santarém

Antigos forcados querem dar nova dinâmica à praça de touros de Santarém

Associação Praça Maior apresentou programa para a Monumental Celestino Graça em 2019. João Moura, António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol são algumas das figuras do toureio que vão actuar nas três corridas programadas para este ano.

Actividades taurinas para os mais novos na Monumental Celestino Graça durante as festas de São José, entrada gratuita para quem assistiu à corrida da marca ‘Ribatejo’ e quer voltar à Feira Nacional de Agricultura e bilhetes à venda na internet são algumas das novidades da nova temporada da praça de touros de Santarém, agora gerida pela Associação Praça Maior.
Ao todo, a nova associação, composta por oito ex-forcados, vai organizar três corridas de touros ao longo deste ano. O objectivo é dar uma nova vida à actividade taurina e devolver a praça de Santarém às gentes da cidade. “Queremos que Santarém volte aos tempos antigos. E a responsabilidade está em todos, sobretudo nos mais velhos, pois são eles que passam a cultura de geração em geração”, afirmou Diogo Sepúlveda, da Associação Praça Maior, no sábado, 26 de Janeiro, na apresentação da nova temporada.
A 17 de Março, pelas 16h00, durante as festas de São José, decorre a primeira corrida da temporada, em parceria com a Câmara de Santarém. Em praça vão estar os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e Francisco Palha, frente a seis toiros da ganadaria Cunhal Patrício. Pegam os Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, comandados por João Grave e Vasco Pereira, respectivamente.
A corrida da marca ‘Ribatejo’, por ocasião da Feira Nacional de Agricultura 2019, realiza-se a 10 de Junho, pelas 18h00, em parceria com a Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém. O cartel é composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro da Costa, que lidam seis toiros da ganadaria José Luís Vasconcellos e Souza d’Andrade. As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Santarém em solitário.
O último espectáculo da temporada acontece a 16 de Junho, pelas 18h00, em parceria com a Confederação dos Agricultores de Portugal e o CNEMA. Para lidar os seis toiros da ganadaria Veiga Teixeira vão estar em praça os cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha. Pegam os Forcados Amadores de Santarém e Montemor.

Bilhetes a partir de 7,5 euros
Os ingressos, com preços desde 7,5 euros, podem ser adquiridos na Ticketline, no Posto de Turismo de Santarém ou através do contacto 914 094 038. Há descontos para quem comprar antecipadamente. Estão ainda três tipos de abonos disponíveis para quem quiser aderir. As adesões aos abonos podem ser efectuadas até 10 de Março através do site www.pracamaior.pt ou do e-mail geral@pracamaior.pt.

Voluntários limpam praça

Desde que a Associação Praça Maior começou a gerir a Monumental Celestino Graça, em Santarém, iniciou-se, de forma voluntária, a limpeza da praça, que se encontrava já em muito mau estado. Segundo Diogo Palha, da direcção da associação, muitas pessoas têm aparecido para ajudar nesta missão.

Antigos forcados querem dar nova dinâmica à praça de touros de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...