uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Fiscalização não detecta ilegalidades em obra que tapou janela em Alverca

Proprietária diz que tudo está a ser feito consoante a lei e em boa-fé.

A Câmara de Vila Franca de Xira realizou uma acção de fiscalização a uma obra que decorre no Largo do Terreirinho, no centro de Alverca, e considerou não haver quaisquer ilegalidades a apontar à obra que tapou a janela da cozinha de dois moradores que vivem paredes meias com a obra.
No relatório da acção de fiscalização, a que O MIRANTE teve acesso, é referido pela fiscalização que, “consultado o projecto de arquitectura, aparentemente não há nada a apontar” relativamente a essa questão. A fiscalização considera que não se trata de uma janela e refere-se à mesma como sendo uma fresta.
Clara Marmelo, proprietária da obra, diz que tudo está a ser feito conforme a lei e garante ter sempre agido de boa fé. “A obra foi embargada porque tinha passado o prazo do licenciamento. Como os vizinhos do lado fizeram queixa sobre a janela, os fiscais vieram e repararam que a licença de obra já estava caducada, faltava-nos concluir alguns acabamentos da obra. Detectaram que na questão da janela não há nada contra, está no projecto”, explica. A moradora adquiriu a habitação que estava muito degradada e requalificou-a para poder ser habitada.
As obras geraram polémica por causa da parede levantada junto à janela dos vizinhos, mas Clara explica que no projecto estava previsto toda a área ser murada. “Tivemos inclusive o cuidado de desviar um pouco o muro da janela para dar algum espaço”, refere.
Do outro lado da questão, Rui Lopes e Jaime Madeira já tinham manifestado a
O MIRANTE o seu desagrado. “Não temos nada contra que recuperem a casa, agora não está bem taparem-nos a janela porque fizeram um muro que nem deixa entrar luz nenhuma. Tenho o respiradouro do esquentador a sair para aquela zona e até isso taparam. Agora há aqui o perigo dos gases não saírem”, disse Rui Lopes. A vizinha, Clara Marmelo, nega que a saída dos gases esteja tapada e apresenta fotos onde é visível uma fresta entre as duas paredes para permitir o escoamento dos gases.

Mais Notícias

    A carregar...