
Urgência de Abrantes com nova sala para acolhimento de doentes
No dia da inauguração, a Liga de Amigos do Hospital de Abrantes ofereceu uma viatura ao CHMT.
A nova sala do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Abrantes entrou em funcionamento no dia 22 de Janeiro. Com capacidade para 14 macas e quatro cadeirões, o espaço está preparado para duplicar a capacidade de acolhimento de doentes, em momentos de contingência.
Para além dos cerca de 400 mil euros em obra, foram também investidos cerca de 100 mil euros em equipamento, a que se juntou a Liga de Amigos do Hospital de Abrantes, que adquiriu oito das novas macas que equipam a sala.
O novo espaço é considerado por Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), um primeiro passo tecnicamente necessário que antecede a grande reconversão da Urgência. A sala agora aberta irá acolher os utentes durante as obras de modernização do Serviço de Urgência, orçadas em 2,1 milhões de euros e com arranque previsto para o primeiro trimestre de 2019.
Também presente na inauguração do espaço, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes congratulou-se por se chegar ao pico da gripe com outras condições para acolher tanto os utentes abrantinos como os de comunidades próximas que recorrem à urgência de Abrantes.
Liga de Amigos oferece viatura ao CHMT
Também no dia 22 de Janeiro, a Liga de Amigos do Hospital de Abrantes ofereceu uma viatura de nove lugares ao CHMT. O objectivo é ajudar no reforço à capacidade de mobilidade dos funcionários entre as três unidades hospitalares: Hospital de Abrantes, Hospital de Tomar e Hospital de Torres Novas. Em nota de imprensa, o CHMT refere que a oferta vem aprofundar o espírito de cooperação e entreajuda entre o Centro Hospitalar e as Ligas de Amigos das Unidades Hospitalares que o compõem.
Marcaram presença na cerimónia de entrega do veículo o presidente da Liga de Amigos, Luís Fernandes, o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), Luís Pisco, a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, a vice-presidente da ARS-LVT, Laura Sequeira e o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa.
