uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
AIP antevê incremento das relações económicas entre Portugal e Peru
foto DR José Eduardo Carvalho quer aumentar relações comerciais com o Peru

AIP antevê incremento das relações económicas entre Portugal e Peru

O Presidente da AIP, José Eduardo Carvalho acredita que as relações comerciais entre Portugal e o Peru vão registar um incremento. Falando no Fórum Empresarial Portugal Peru, que decorreu a 26 de Fevereiro na sede da associação e que contou com a presença do Presidente da República do Peru e sua comitiva, bem como de 120 empresários portugueses e peruanos, José Eduardo Carvalho sublinhou essa sua convicção.
“Estamos empenhados em alterar os 76 por cento de exportações e 75 por cento de importações concentrados nos mercados da União Europeia. Daí a importância do incremento das relações comerciais com os países ibero-americanos. O Peru é o país sul americano que mais cresceu nos últimos vinte anos e que apresenta uma inflação controlada. Temos fortes expectativas que a visita do Presidente Martín Vizcarra poderá constituir uma marca na evolução nas relações comerciais entre os dois países. Acreditamos que as posições 72 e 71, como cliente e como fornecedor de Portugal serão brevemente alteradas”, disse.
O presidente da AIP adiantou que, actualmente, Portugal exporta 1,6 mil milhões de euros e importa 2,2 mil milhões de euros para os países ibero-americanos com Brasil, México e Chile a concentrarem 81 por cento das exportações para aqueles mercados.
Registando o esforço assinalável que tem sido feito para reorientar a economia para o sector exportador”, José Eduardo Carvalho assegurou que a cooperação das empresas com a política pública tem sido um sucesso e realçou o papel que o secretário de Estado Eurico Brilhante Dias tem tido.
Dirigindo-se a Martín Vizcarra e aos empresários peruanos, o presidente da AIP deu uma imagem positiva do actual momento da economia portuguesa. “O PIB cresce há cinco anos consecutivos. O desemprego baixou para níveis anteriores ao período do resgate. A balança comercial e de serviços apresenta saldos superavitários. As contas públicas estão controladas, embora desejássemos ter a dívida pública e a dívida externa iguais às do Peru”, presentemente em 25 por cento do PIB.

AIP antevê incremento das relações económicas entre Portugal e Peru

Mais Notícias

    A carregar...