uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tecto da Igreja Matriz do Sardoal precisa de obras de reabilitação
Chove dentro da Igreja Matriz do Sardoal e já caíram pedaços de madeira do tecto

Tecto da Igreja Matriz do Sardoal precisa de obras de reabilitação

Candidatura a apoio financeiro do Turismo de Portugal foi chumbada porque o templo não é considerado de interesse turístico nacional. Presidente do município pondera mandar fechar o espaço se não houver uma solução entretanto.

O tecto da Igreja Matriz do Sardoal precisa de obras de reabilitação. A informação foi dada pelo presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, e pelo padre Carlos Almeida durante a tradicional visita às igrejas e capelas da vila que ocorreu na tarde de Quinta-feira Santa, 18 de Abril. Miguel Borges explicou que existem problemas de infiltrações (chove dentro da igreja) e que já houve um pedaço de madeira que caiu do tecto. O autarca pondera fechar a igreja se não houver obras de reabilitação no templo religioso.
A Câmara do Sardoal e a Fábrica da Igreja Paroquial do Sardoal concorreram a uma candidatura de apoio financeiro, o Programa “Valorizar”, que foi rejeitada pelo Turismo de Portugal com a justificação que a igreja não é considerada de interesse turístico nacional. O padre Carlos Almeida apelou à preservação da igreja onde o tecto do altar-mor está em risco de degradação.
O presidente da Câmara do Sardoal disse que só quem não vem ao Sardoal é que não percebe que este património é fundamental para o turismo local e estratégico para o desenvolvimento da economia local. O presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, que participou, pelo terceiro ano consecutivo, na visita às igrejas e capelas da vila, afirmou que o problema da recuperação e qualificação do património religioso ou cultural é uma preocupação do Turismo do Centro.
Pedro Machado lamentou não ser detentor dessa responsabilidade mas tudo fará, junto do secretário de Estado da Administração Local e da secretária de Estado do Turismo, para que a obra possa avançar. “A rejeição da candidatura é circunstancial e deve-se, provavelmente, a dificuldades orçamentais ou ao volume de candidaturas. Acredito que ainda vamos a tempo de recuperar esta candidatura e avançar com ela”, sublinhou.
Durante a Semana Santa, as igrejas e capelas do concelho do Sardoal estiveram decoradas com tapetes feitos de pétalas de flores e verduras naturais, com desenhos relacionados com a época da Páscoa. O trabalho começa na quarta-feira e envolve toda a comunidade para que as igrejas e capelas estejam abertas para os visitantes. A visita começou pela Igreja Matriz, seguindo pela Igreja da Misericórdia; Capela do Espírito Santo; Casa Grande; Capela de Santa Catarina; Capela de Sant’Ana; Capela do Senhor dos Remédios e Igreja Conventual de Santa Maria da Caridade.

Rafael e Pedro Machado, filho e pai

Rafa é um visitante especial do Sardoal

O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, voltou a ter a companhia do seu filho, Rafael Machado, nesta visita às igrejas e capelas do Sardoal. Assim que chegou perguntou pela repórter de O MIRANTE que conheceu o ano passado e mostrou-se disponivel para ajudar na reportagem.
Rafa, como é mais conhecido, passou toda a visita colado à repórter de
O MIRANTE e em muitos casos soube antecipar com precisão os momentos mais importantes da cerimónia religiosa. O jovem de 12 anos aproveitou as férias escolares para estar com o pai e por isso regressou ao Sardoal onde diz que se sente como na sua terra. Rafa é praticante de karaté e natação e confessou que anda a treinar para ir com o pai a Fátima a pé no próximo mês de Maio.

Tecto da Igreja Matriz do Sardoal precisa de obras de reabilitação

Mais Notícias

    A carregar...