uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Antigo Colégio Nun’Álvares pode ser aproveitado para residência de estudantes

Histórico edifício vai também acolher as novas instalações da Escola Profissional de Tomar.

O edifício do antigo Colégio Nun’Álvares vai ser aproveitado para criar residências para estudantes do Instituto Politécnico de Tomar e também para acolher a Escola Profissional da cidade, que actualmente funciona na Casa dos Tectos, no centro da cidade. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), referiu em sessão camarária que a intenção é a Escola Profissional mudar para a ala norte do edifício, embora o processo ainda não esteja totalmente concluído.
A ala sul, onde funcionou o Conservatório Regional de Música, poderá vir a ser transformada em residência para os estudantes do IPT, que tem falta de camas para os alunos. “Se este projecto avançar, será com uma candidatura autónoma do IPT. Para o projecto ser viável o espaço tem que ter capacidade para pelo menos 20 camas”, explicou Anabela Freitas, em resposta ao vereador José Delgado (PSD) que quis saber em que ponto estava a transferência da Escola Profissional para o antigo colégio.
Está também previsto que a Universidade Sénior, que está instalada no primeiro andar do Colégio Nuno’Álvares, passe para o rés-do-chão, onde haverá também um espaço para os antigos alunos do colégio e o espólio da escola.
A presidente da Câmara de Tomar informou ainda que em breve vai ser apresentado um projecto pioneiro no âmbito da economia circular, a ser desenvolvido pelo IPT em colaboração com a IBM. A ideia é os alunos reciclarem roulottes abandonadas e transformá-las em residências para alunos ou para alojamento de algum professor que vá ao IPT fazer palestras, por exemplo. “Este é um projecto que pode ser exportado para parques de campismo e para outras cidades também”, disse Anabela Freitas. O projecto vai ser apresentado na Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro com o objectivo de encontrar financiamento.

Mais Notícias

    A carregar...