
Alunos belgas em visita de estudo no Casal do Gavião do Meio
Iniciativa realiza-se pelo quarto ano consecutivo na propriedade de Graça Saraiva, no concelho da Chamusca.
Um grupo de cerca de duas dezenas de alunos e professores do Departamento de Geografia da Universidade de Ghent [Bélgica] esteve entre os dias 30 de Abril e 4 de Maio a participar numa visita de estudo na propriedade de Casal do Gavião do Meio, situada na localidade de Gaviãozinho, concelho da Chamusca.
Esta visita de estudo realiza-se pelo quarto ano consecutivo. Os jovens estudantes cumprem um programa de actividades que valoriza o conhecimento dos valores locais ligados às tradições, à história e aos usos e costumes. A iniciativa realiza-se em colaboração com o Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa. Graça Saraiva é a proprietária do Casal do Gavião do Meio, com cerca de 550 hectares, e a mentora da iniciativa.
No local existe um Centro de Interpretação de Paisagem/Observatório da Charneca, onde os estudantes realizam as actividades. No dia 30 de Abril Graça Saraiva deu as boas-vindas aos jovens belgas e as professoras Verlee Van Eetvelde, da Universidade de Ghent, e Isabel Loupa Ramos, do IST, fizeram uma introdução das actividades a realizar e os objectivos do workshop.
Graça Saraiva falou sobre “Água e Paisagem na Chamusca” e Pedro Arsénio, do Instituto Superior de Agronomia (ISA), abordou o tema “Vegetação natural na Charneca e oportunidades para a criação de um Herbário no Casal do Gavião”. Conceição Colaço, do ISA, interveio sobre “Educação Ambiental e Comunidades Escolares”, seguindo-se a apresentação do tema “Mobilidade em áreas de baixa densidade”, por Jorge Silva, do IST. Carlos Amaral Netto, da Florecha – Forest Solutions, falou sobre “Gestão Agro-Florestal no Casal das Balsas” e João Gomes, da Georibatejo.org, apresentou o tema “Visões da comunidade local de geocaching”.
Nos dias 1, 2 e 3 de Maio os alunos realizaram trabalho de campo e no último dia, sábado, 4 de Maio, apresentaram os seus trabalhos realizados durante a visita e os ensinamentos que levaram desta experiência de quatro dias no Casal do Gavião do Meio. A propriedade do Casal do Gavião é baseada no sobro (cerca de 300 hectares) e na criação de ovinos. Estão ainda associadas actividades agrícolas de sequeiro e regadio.

Mais Notícias
Destaques
