uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Lixo na rua incomoda moradores de Marinhais

Resíduos acumulados junto aos contentores em algumas ruas da vila estão a motivar críticas, mas as queixas ainda não chegaram à Junta de Marinhais ou à Câmara de Salvaterra de Magos.

O lixo acumulado junto aos contentores em algumas ruas de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, está a motivar críticas por parte de moradores, que fizeram chegar o seu descontentamento ao nosso jornal, como é o caso de Joaquim Benvinda que diz já ter exposto a situação por mais de uma vez à junta de freguesia.
O presidente da Junta de Marinhais Joaquim Cardoso, diz que não recebeu qualquer queixa e apela ao bom senso da população para o uso correcto dos contentores, que não são o local apropriado para depositar todo o tipo de resíduos. “Há locais próprios para a recolha selectiva de lixos, temos um serviço de recolha de monos em que basta telefonar para agendar, temos também um serviço para as empresas que inclui a recolha semanal de papelão”, refere o autarca a O MIRANTE.
Segundo Joaquim Cardoso, há cerca de três semanas houve alguns constrangimentos na recolha do lixo porque andou a ser feita a lavagem e desinfecção dos contentores. Uma acção que acontece habitualmente duas vezes por ano. Todos os dias há recolha de lixo em Marinhais, embora não seja em todas as ruas, refere o autarca, acrescentando que “temos centenas de ruas e a recolha faz-se seguindo um circuito que não as inclui a todas no mesmo dia”.
A recolha dos resíduos sólidos urbanos é da responsabilidade da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Contactado por
O MIRANTE, o presidente do município, Helder Esménio, refere também que não deu entrada nos serviços da autarquia qualquer reclamação. E aponta como possível causa de algum distúrbio a lavagem dos contentores ou o facto de estar avariada uma das cinco viaturas do município para recolha de lixo. “Já foi aberto concurso para aquisição de uma nova viatura que deverá começar a operar no Verão”, informou.
Helder Esménio diz que o seu executivo tem tomado medidas para melhorar o serviço de recolha do lixo, como o prolongamento dos horários, num reforço do turno a partir das 16h00, o aumento de cinco para seis dias de recolha (com inclusão do sábado) e a aquisição de novas viaturas. Contudo, refere, numa freguesia grande e dispersa como a de Marinhais, com cerca de 1.500 contentores, pode haver um caso pontual de acumulação de lixo. “Cabe também aos moradores deslocarem-se um pouco para ir colocar o lixo noutro contentor quando o que está mais próximo está cheio”, remata.

Mais Notícias

    A carregar...