uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém inaugura percurso pedestre do planalto ao Tejo
Ceia da Silva e Ricardo Gonçalves foram dois dos participantes na caminhada inaugural do percurso que começa e termina no Jardim da República

Santarém inaugura percurso pedestre do planalto ao Tejo

Caminhada contou com quase cinco dezenas de participantes. O presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, e o presidente da Câmara de Santarém inauguraram a 4 de Maio o percurso “Do planalto de Santarém à Lezíria do Tejo”. A caminhada marca o lançamento do segundo de onze caminhos a figurar no Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo.

O percurso “Do planalto de Santarém à Lezíria do Tejo” parte e termina no Jardim da República e conta com uma extensão de 6,2 quilómetros. Entre vários pontos de interesse, o percurso passa pela Igreja de Santa Cruz, na Ribeira de Santarém, por Alfange, pelo miradouro das Portas do Sol e pela Fonte das Figueiras.
“Este é um percurso bastante agradável e tenho a certeza que quem não o conhece vai certamente gostar e vai passar a palavra”, disse o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, antes da partida para a caminhada que tem o objectivo de levar à descoberta da relação entre a paisagem e a vida da cidade. Durante a sua curta intervenção, o autarca aproveitou ainda para realçar que o centro histórico de Santarém vai entrar em obras nos próximos dois anos para ficar totalmente requalificado. “Este será o salto definitivo para a restruturação da cidade e para transformar Santarém, cada vez mais, num destino turístico apelativo no país”, referiu.
O guia vai estar traduzido em seis idiomas e pretende trazer mais turistas para o Ribatejo. É promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e conta com a colaboração dos municípios da Lezíria do Tejo e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Para cada percurso existe uma ficha técnica que informa sobre a extensão, duração prevista, um mapa com o traçado do percurso e os elementos mais relevantes no local. Cada percurso permite o acesso a um ficheiro que pode ser transferido para o equipamento GPS e também um ficheiro que permite visualizar os mapas dos itinerários propostos na internet.
O primeiro percurso foi inaugurado no dia 13 de Abril, em Vila Nova da Erra, concelho de Coruche. Seguem-se agora, durante o mês de Junho, os outros municípios da Lezíria do Tejo.

Entidade de Turismo na Feira do Livro de Lisboa

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) será a primeira, entre todas as entidades de turismo do país, a estar representada na Feira do Livro de Lisboa e será com o Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo. A novidade foi dada pelo presidente da ERTAR, António Ceia da Silva, durante a inauguração do percurso pedestre de Santarém. Segundo Ceia da Silva, o objectivo é que mais pessoas tenham acesso ao guia, especialmente as que continuam a preferir o livro ao digital. “Este é um produto que é cada vez mais procurado e temos de apostar tudo”, admitiu Ceia da Silva, recordando que a Feira do Livro de Lisboa vai decorrer entre os dias 29 de Maio e 16 de Junho.

Santarém inaugura percurso pedestre do planalto ao Tejo

Mais Notícias

    A carregar...