Cavaleiro Andante

É um trabalho sujo mas alguém tem que o fazer.
Na corrida de toiros de O MIRANTE, na praça do Campo Pequeno, nos intervalos entre as lides, dois heróis anónimos percorriam a arena com um carrinho de mão, para apanhar os dejectos largados por toiros e cavalos. Nunca foram vibrantemente aplaudidos nem receberam flores mas o Cavaleiro Andante não pode deixar de assinalar que, sem eles, o espectáculo teria sido... uma porcaria!
Cavaleiro Andante | 06-08-2019


Nem Fabíola, nem Matias. Henrique Leal...é o tal!!
Henrique Leal, vereador do Bloco de Esquerda na Câmara do Entroncamento, criticou a Direcção Nacional do partido por não ter respeitado a decisão dos militantes de Santarém, de recandidatar o deputado Carlos Matias e ter optado por Fabíola Cardoso. Num texto publicado no «entroncamentoonline”, após elogiar o trabalho político do afastado, tanto como autarca como deputado, Henrique Leal escreve: “Apesar destas evidências, a direcção nacional (...) aprovou o nome de uma professora de Santarém que não apresenta outro currículo político senão ser activista dos direitos LGBT.” E acrescenta: “O Bloco de Esquerda não é nem pode ser só um partido de gays e de lésbicas”. Perante esta frontalidade tão apreciada no Ribatejo, de que está o BE à espera para o pôr em cabeça-de-lista por Santarém?
Cavaleiro Andante | 05-08-2019


Para Morais Sarmento ver!
Um dia depois do aceso bate-papo entre o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), e o vice-presidente do PSD Nuno Morais Sarmento - numa reunião do PSD em Lisboa por causa das listas às legislativas que descambou em acusações de parte a parte quanto à falta de limpeza de terrenos da autarquia e da família Morais Sarmento em Santarém -, o município emitiu uma nota de imprensa a informar que tem vindo a proceder à limpeza dos seus terrenos. E em anexo até vinham imagens que comprovavam a execução desses trabalhos. Para Morais Sarmento ver e, possivelmente, desafiá-lo a seguir o exemplo...
Cavaleiro Andante | 04-08-2019


Sintonizados no vestuário.
A Câmara de Almeirim e a Associação Alentejo e Ribatejo Film Commission assinaram na passada semana um protocolo de cooperação para a realização do festival de cinema “3in1 Film Fest”, um evento que inclui a exibição de curtas, muito curtas, documentários e making of’s (uma espécie de filme sobre a preparação do próprio filme). O Cavaleiro Andante realça que o making of do evento não poderia ter corrido melhor… a avaliar pela sintonia na indumentária dos intervenientes.
Cavaleiro Andante | 04-08-2019


A arte de cortar fitas.
A inauguração do renovado Espaço de Jogo e Recreio de Alcanhões foi feita com pompa e circunstância e até teve direito ao cerimonial do corte da fita (em muitos lados já caído em desuso) por parte dos presidentes da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e da Junta de Freguesia de Alcanhões, Pedro Branco, que aproveitaram para dar uma aula prática aos mais novos sobre a excelsa arte de bem cortar uma fita. Porque nunca se sabe se não estão ali os autarcas do futuro e há que os ir familiarizando com os ossos do ofício…
Cavaleiro Andante | 02-08-2019

Animal não entra na ementa!
O cabeça de lista do PAN – Pessoas, Animais e Natureza pelo distrito de Santarém às eleições legislativas de 6 de Outubro chama-se Pedro Machado, tem 40 anos e, além de ser licenciado em Geologia, é gerente e cozinheiro de comida vegetariana num restaurante de Fátima, concelho de Ourém. Infelizmente para ele, galinhas, coelhos, porcos, vacas, peixes e outros animais comestíveis não têm aptidão para votar. Porque, se tivessem, provavelmente era eleito e com maioria absolutíssima... Naquela cozinha, animal não entra na ementa!
Cavaleiro Andante | 02-08-2019

Na tourada como no campo de futebol.
Um desentendimento entre o Grupo de Forcados Amadores de Santarém e o director da corrida de toiros, que se realizou na quinta-feira, 25 de Julho na monumental do Campo Pequeno, gerou um burburinho enorme junto à varanda onde o director de corrida cumpria o seu papel, acompanhado pelas autoridades respectivas. Os empurrões para chegar ao homem, e os impropérios lançados junto aos ferros da varanda, foram ao nível dos adeptos mais arruaceiros do mundo do futebol; como se estivéssemos num Sporting-Benfica e o director de corrida fosse o filho da mãe do árbitro. A diferença é que os arruaceiros, em vez de exibirem tatuagens com as caras das namoradas e dos emblemas dos clubes, tinham bigodinhos aparados e diziam as mesmas asneiras mas com a boca meia fechada, para não mostrarem os dentes, que isso é sinal de falta de educação. O Cavaleiro Andante tentou falar com o director de corrida no final do espectáculo, para lhe perguntar se teve medo de levar nas lonas, mas o homem do cornetim não me conheceu e disse-me, em jeito de ameaça, que me dava uma assopradela se eu não desaparecesse dali num abrir e fechar de olhos. Vale a pena ir ao Campo Pequeno só para ver cá fora a rapaziada pobre de espírito dos anti-taurinos e lá dentro o director de corrida a temer pelo canastro não por causa dos bois mas por causa dos aficionados.
Cavaleiro Andante | 31-07-2019

Destaques

Restaurante OH! Vargas em Santarém é um clássico da restauração regional
Manuel Vargas, terceiro elemento da geração da família fundadora, é o actual gerente
Edição de 07-08-2019