uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Almeirim vai ter Festival de Cinema
Câmara de Almeirim e Associação Alentejo e Ribatejo Film Commission assinaram um protocolo de cooperação

Almeirim vai ter Festival de Cinema

“3in1 Film Fest” tem curtas, documentário e making of a concurso e pretende levar o cinema para fora dos grandes centros urbanos.

O município de Almeirim e a Associação Alentejo e Ribatejo Film Commission assinaram na semana passada um protocolo de cooperação para a realização do Festival de Cinema “3in1 Film Fest”.
O festival, de carácter internacional, terá lugar no Cine-Teatro de Almeirim entre os dias 22 e 24 de Novembro e será dedicado a curtas-metragens, com quatro categorias: curtas de ficção, muito curtas de ficção de até quatro minutos, curtas documentários e making of’s.
O making of é um género documental específico que tem por missão mostrar os bastidores das filmagens, revelando como os filmes são feitos, com ou sem entrevistas aos responsáveis do filme, seja o realizador, director de fotografia ou produtor. Segundo a organização, será o primeiro festival de making of’s em Portugal com projecção internacional.
A primeira edição do “3in1 Film Fest” terá a Grécia como país convidado e inclui uma mostra de curtas metragens gregas. Haverá também lugar para uma masterclass sobre produção independente, workshops sobre “Como filmar com telemóvel” e “Como ser um youtuber”, exposição sobre equipamento de Realidade Virtual e ainda uma exposição documental sobre os filmes que já foram produzidos na região do Ribatejo, a qual será itinerante pelas escolas da região e outras entidades que a solicitarem.
As inscrições de filmes no festival são feitas através da plataforma FilmFreeway. Até ao momento estão inscritos 51 filmes, representativos de sete países, entre os quais a Grécia, Alemanha, Sérvia, Rússia, EUA, Roménia, França e Portugal.
O painel do Júri está fechado e conta com nomes como os realizadores Margarida Cardoso, João Cayatte, Vicente Alves do Ó, Sérgio Graciano, Pedro Sena Nunes e Carlos Sargedas, o director de fotografia José Rato, o produtor Francisco Bravo Ferreira e os profissionais Eduardo Pinto e Francisco Dias.
A Alentejo e Ribatejo Film Commission é uma organização sem fins lucrativos, que tem por missão divulgar a região para cenários de filmes, nacionais e estrangeiros, promover o cinema e fomentar a participação activa dos profissionais na colaboração e apoios logísticos às produções filmadas na região.

Almeirim vai ter Festival de Cinema

Mais Notícias

    A carregar...