Formação em gestão e planeamento na Startup de Ourém a 11 de Setembro
Gerir o fundo de maneio e fazer planeamento de caixa são os temas da sessão de esclarecimento que a Nersant leva à Startup de Ourém a 11 de Setembro. Em causa está o impacto das questões da tesouraria no funcionamento e viabilidade de um projecto empresarial.
Depois de Santarém é a vez de Ourém receber, a 11 de Setembro, uma sessão de esclarecimento sobre gestão do fundo de maneio e do planeamento de caixa para empreendedores e gestores de pequenos negócios. Essas são tarefas fundamentais para o equilíbrio financeiro das empresas que a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, através do projecto financiado Ribatejo InovFin, decidiu incluir nas suas acções de capacitação para pequenos negócios.
A sessão de 11 de Setembro na Startup de Ourém, com início às 14h45, é direccionada para empreendedores, pequenos negócios e/ou jovens empresas e tem inscrição gratuita. As inscrições estão abertas online em www.nersant.pt ou www.inovfin.pt.
Como nem todos os negócios recebem primeiro dos clientes antes de pagarem a fornecedores, é importante analisar as necessidades de fundo de maneio. Mesmo em empresas saudáveis e economicamente viáveis, é normal gerarem-se necessidades de tesouraria de dimensão assinalável, sobretudo quando o negócio cresce. Para que os empresários não sejam surpreendidos por buracos de tesouraria que ponham em causa o funcionamento das empresas, é fundamental o conhecimento de tais necessidades no contexto dos fluxos de caixa gerado pela empresa.
O workshop serve, por isso, para compreender a importância e impacto das questões da tesouraria no funcionamento e viabilidade de um projecto empresarial, bem como ensinar a calcular as necessidades de fundo de maneio e fazer o planeamento de tesouraria.