uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Uma terra antiga e com história
A localidade de Marinhais passou a freguesia em 1927 e foi elevada à categoria de vila em 1985

Uma terra antiga e com história

De Foros de Muge a Camarinhais e mais tarde a Marinhais

Começou por se chamar Foros de Muge por pertencer à freguesia de Muge. Na altura era uma zona de baldios. Passou a ser designada por Camarinhais pelos homens das comitivas do Rei D. Miguel que por ali ia caçar veados. Em 1927, já com a designação de Marinhais, passou a freguesia e a 9 de Julho de 1985 foi elevada à categoria de vila.
É conhecido o facto de D. Miguel ter muitos apoiantes da causa absolutista em Salvaterra de Magos. A questão do singelo nome Camarinhais, por haver na zona de Marinhais grandes extensões de terrenos cobertos de camarinheiros (plantas empetráceas que produzem frutos pequenos e redondos chamados camarinhas), sugere aqui uma nota sobre os nomes completos dos reis.
No caso de D. Miguel, nascido em Queluz a 26 de Outubro de 1802, ele era: Miguel Maria do Patrocínio João Carlos Francisco de Assis Xavier de Paula Pedro de Alcântara António Rafael Gabriel Joaquim José Gonzaga Evaristo.
É difícil traçar uma evolução histórica sobre Marinhais, pois os seus primeiros habitantes não eram das redondezas mas originários de norte do país, nomeadamente da zona de Pombal, Soure e Cantanhede.
No site da Câmara de Salvaterra de Magos surge uma referência indirecta a tal facto a propósito dos cesteiros que vinham de outras zonas do país, mais a norte, e que permaneciam grandes temporadas em Marinhais, trabalhando o vime e a verga, para venderem os objectos feitos com esse material, de porta em porta.
“Os cesteiros deixaram a sua arte na freguesia de Marinhais, onde manualmente se faz uma grande diversidade de peças de verga e vime, cestos, cadeiras sofás e estantes, são muito apreciados pelas características peculiares que possuem”, refere a informação disponibilizada online.
Dos principais marcos históricos de Marinais destaca-se o ano de 1875, como a data provável de construção da Capela de S. Miguel Arcanjo. A inauguração da estação de caminho-de-ferro em 1902 foi outro notável acontecimento, estando o próprio Rei D. Carlos presente.
Marinhais é uma freguesia do concelho de Salvaterra de Magos com 38,74 km² de área e 6.336 habitantes (Censos de 2011).

Uma terra antiga e com história

Mais Notícias

    A carregar...