uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Autarcas de Vila Franca de Xira querem fechar hipermercados aos fins-de-semana

A CDU de Vila Franca de Xira conseguiu ver aprovada uma recomendação para o fecho de hipermercados e outras grandes superfícies comerciais aos fins de semana e feriados. A aprovação só teve os seus votos a favor, uma vez que os eleitos do PS e BE se abstiveram e o PSD votou contra.
A abstenção do PS e do BE foi estratégica, presumo eu, uma vez que é sabido que a lei em vigor permite a abertura aos fim-de-semana e feriados. Na prática tratou-se de um mero exercício político para passar tempo já que a actual legislação só pode ser alterada, se não me engano, na Assembleia da República.
Pelo que é explicado na notícia o PCP fez a proposta depois de “concertar posições com os sindicatos, forças de segurança, associações de empregadores, consumidores e juntas de freguesia”, o que não deixa de ser interessante.
Quanto à questão da abertura aos fins-de-semana e feriados, já lá vão mais de duas décadas, o PCP tinha a mesma posição. Não ter mudado neste assunto acaba por não ser de elogiar. Naquela altura estavam a diversificar-se os horários dos trabalhadores portugueses. Muitos já não entravam às nove e saíam às cinco. Trabalhavam por turnos e trabalhavam aos fins-de-semana e feriados. De então para cá essa situação generalizou-se.
Sendo assim, é útil a quem trabalha ter hipermercados e grandes superfícies abertas em horários alargados e aos fins de semana e feriados. Por muito que custe o domingo já não é o dia de ir à missa nem o dia da família. A realidade é essa. Fechar esses estabelecimentos comerciais aos fins-de-semana e feriados é prejudicar as pessoas no seu dia-a-dia.
Maria Laura Plácido Feliz

Mais Notícias

    A carregar...