uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bloco de Esquerda do Entroncamento em guerra com direcção nacional do partido
foto DR Carlos Matias é deputado do Bloco de Esquerda por Santarém mas não foi renomeado para cabeça de lista

Bloco de Esquerda do Entroncamento em guerra com direcção nacional do partido

Em causa está o afastamento do actual deputado Carlos Matias de cabeça de lista por Santarém nas próximas legislativas.

A concelhia do Bloco de Esquerda (BE) do Entroncamento emitiu um comunicado onde manifesta o seu “veemente repúdio e protesto” pela decisão da mesa nacional do partido de rejeitar a candidatura do actual deputado Carlos Matias como cabeça de lista por Santarém nas eleições legislativas de 6 de Outubro.
Refira-se que a mesa nacional do BE decidiu nomear como cabeça de lista por Santarém a professora Fabíola Cardoso, residente em Santarém, em detrimento de Carlos Matias, militante residente no Entroncamento que tinha sido indicado por larga maioria pela assembleia distrital do Bloco em 29 de Junho último.
O BE do Entroncamento contesta a decisão da direcção nacional ao arrepio da vontade expressa pela assembleia distrital e diz que os partidos políticos só terão legitimidade para se apresentar a sufrágio se assumirem o escrupuloso cumprimento das regras democráticas e da vontade dos seus militantes e simpatizantes.
Reunida a 24 de Julho, a assembleia concelhia do Bloco de Esquerda do Entroncamento manifesta ainda a Carlos Matias “a solidariedade política e institucional que é devida às pessoas e instituições democraticamente eleitas e com trabalho político desenvolvido de forma íntegra e competente ao longo do seu mandato”.
Apesar do tom crítico, a concelhia do BE do Entroncamento, liderada por Marco Geração, sublinha que o projecto político do partido está acima das querelas internas e afirma a vontade de continuar a lutar pelas suas convicções dentro do Bloco de Esquerda.

Estatutos foram cumpridos
Entretanto, a Comissão de Direitos do Bloco de Esquerda garantiu que os estatutos do partido foram cumpridos no processo que levou à aprovação, pela Mesa Nacional, de Fabíola Cardoso como cabeça de lista pelo distrito de Santarém. Essa proposta de candidatura teve origem na concelhia de Santarém. Os estatutos do partido referem que compete à Mesa Nacional, sob proposta das assembleias distritais e regionais, decidir sobre a primeira candidata ou candidato das listas à Assembleia da República no caso de círculos com até três deputados, e sobre o primeiro quinto de candidatas e candidatos nos restantes círculos, como é o caso de Santarém.

Bloco de Esquerda do Entroncamento em guerra com direcção nacional do partido

Mais Notícias

    A carregar...