uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Conviver com galinhas e cabras em Alpiarça
A piscina, aberta ao público, é um dos atractivos do parque de campismo de Alpiarça

Conviver com galinhas e cabras em Alpiarça

O Parque de Campismo Municipal de Alpiarça, localizado perto da Barragem dos Patudos, está a ser explorado há seis anos, através de uma concessão, depois de um período encerrado. Esta é uma alternativa para quem gosta de verdadeiro turismo de natureza. À primeira vista, o parque parece estar ao abandono, mas segundo os responsáveis, o conceito que pretendem dar ao espaço é de um local de verdadeiro contacto com a natureza e tranquilidade. O chão é de terra batida, mas a nível sanitário tem todas as condições necessárias. O parque está aberto todo o ano, mas a taxa de ocupação é baixa, mesmo nos meses de Verão.
Os turistas estrangeiros que passam de autocaravana e ficam apenas por uma noite são a grande maioria dos visitantes. De resto, são poucos os que assentam arraiais com tendas ou caravanas montadas para passar uma semana ou mais. O contacto com animais como galinhas ou cabras são um dos tipos de experiências que proporcionam. O parque possui uma piscina com bar que é um chamariz para a população da região. É, aliás, o que dá vida ao espaço. Os estrangeiros são o público maioritário. Este é um local propício para estabelecer contacto com a natureza, como o birdwatching (observação de aves), que, dizem os responsáveis, está mal explorado na zona.

Aqui não entram tendas
Envolvido pelo verde, ao lado do rio Nabão e junto ao centro histórico da cidade, o Parque de Campismo de Tomar tinha tudo para dar certo. Faltou-lhe, no entanto, a aprovação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), por estar num local onde o Plano de Pormenor não prevê este tipo de equipamento. Ali funcionou durante décadas, com capacidade para 100 caravanas, 50 tendas e 250 utentes. Entre 2002 e 2009 esteve encerrado. Voltou a abrir após um investimento de mais de 95 mil euros, mas em 2016 voltou a encerrar como parque de campismo, tendo reaberto como equipamento turístico. Actualmente funciona como parque de estacionamento de autocaravanas. “O feedback que temos tido é positivo e as pessoas, que se queixavam de não haver um espaço para autocaravanas em Tomar, têm gostado”, refere Anabela Freitas, presidente do município, acrescentando que o Plano de Pormenor está em revisão e o executivo equaciona implementar no futuro ambas as soluções: parque de campismo e de autocaravanas.

Conviver com galinhas e cabras em Alpiarça

Mais Notícias

    A carregar...