uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festas da Póvoa de Santa Iria noutro sítio e com largadas de toiros
Festa da Póvoa de Santa Iria vai ser realizada na Quinta da Piedade mas não abrangerá a zona com animais

Festas da Póvoa de Santa Iria noutro sítio e com largadas de toiros

Junta de freguesia garante que vai manter a tradição sem prejudicar a Quinta da Piedade. A decisão é polémica e continua a dividir os povoenses. As festas da cidade vão, excepcionalmente, mudar para a Quinta da Piedade. Ao contrário de Alverca, na Póvoa a junta promete manter as largadas de toiros.

As festas da cidade da Póvoa de Santa Iria vão mudar de sítio mas mantêm a tradição das largadas de toiros, num processo que está a gerar alguma polémica. Não por causa da defesa dos animais, mas por causa do local escolhido. A festa vai realizar-se este ano, excepcionalmente, na Quinta da Piedade, com algumas pessoas a dizerem que este espaço nobre da localidade deve ser preservado e reservado a eventos limitados. Sem polémica para já é a decisão de manter as actividades tauromáquicas, depois de a freguesia vizinha de Alverca ter acabado com este tipo de manifestações.
O terreno onde a festa vinha sendo organizada nos últimos vinte anos é privado e vai ser urbanizado. Nessa zona haverá, no futuro, um recinto destinado a acolher as festas da cidade, mas enquanto decorrerem as obras a junta tem de encontrar espaços alternativos. O presidente da junta, Jorge Ribeiro (PS), está convicto que a festa será um sucesso e espera que todos os povoenses “compreendam o carácter extraordinário desta realização” e usufruam do que diz ser um momento importante para a freguesia.
O executivo da junta, numa carta aberta à população, já veio garantir na última semana a transparência do processo e notar que a zona ocupada pela festa não incluirá o local onde existe uma quinta pedagógica com animais. Alguns ambientalistas e amigos dos animais alertaram, recorde-se, para os riscos do ruído incomodar os animais. A autarquia garante também a realização de todas as principais actividades, como as largadas de toiros, a noite da sardinha assada, os espectáculos e as habituais diversões.
Como O MIRANTE já noticiara, o executivo tentou gerar consensos, reunindo com o movimento associativo, eleitos locais e forças de segurança. Estiveram em cima da mesa três locais: Tágides Parque, Avenida Dom Vicente Afonso Valente e o complexo do União Atlético Povoense juntamente com a zona ribeirinha. Por recomendação das forças policiais estes últimos espaços não puderam ser considerados por razões de segurança e ruído nocturno. Jorge Ribeiro salienta que as questões de segurança eram fundamentais para a junta, apelando a que as pessoas compreendam a decisão.
A festa é organizada pela associação Momentos Diferentes, a única que compareceu nas reuniões preparatórias realizadas pela junta de freguesia. Essa associação já organizara também as festas do Forte da Casa em Junho último.

Festas da Póvoa de Santa Iria noutro sítio e com largadas de toiros

Mais Notícias

    A carregar...