uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Há cada vez mais turistas a acampar em Vila Franca de Xira
Mário Saldanha e Vítor Félix destacam as virtudes e possibilidades do parque de campismo de Vila Franca de Xira

Há cada vez mais turistas a acampar em Vila Franca de Xira

Parque gerido pelo município vai receber investimento de um milhão

No meio campista já é considerado como a segunda melhor alternativa para acampar na Área Metropolitana de Lisboa, logo a seguir ao parque de campismo de Monsanto. Só até Julho deste ano já foi batida a lotação total alcançada em todo o ano de 2018.
O parque de campismo de Vila Franca de Xira, gerido pela câmara municipal, está a ser cada vez mais procurado por turistas e só este ano, entre Janeiro e Julho, já bateu o recorde alcançado em todo o ano passado, com 1.577 pessoas a acampar naquele equipamento. Isto sem contar com Agosto e Setembro, meses tradicionalmente fortes em procura.
Em 2018 foram 1.500 os turistas que acamparam em Vila Franca de Xira. As estatísticas, avançadas a O MIRANTE pelo município, mostram que a esmagadora maioria dos visitantes este ano - 72% - são estrangeiros, na maioria franceses, seguidos por alemães, holandeses, espanhóis e ingleses. A maioria dos visitantes do parque de campismo fica alojada entre uma a duas noites.
As autocaravanas são as rainhas do parque e representam 65% das estadias, seguidas das tendas (23%) e das caravanas (12,8%). A maioria dos ocupantes – 54% - tem mais de 46 anos.
O parque de campismo de Vila Franca de Xira foi criado há três décadas e tem recebido várias pequenas obras de melhoria e conservação recentemente, especialmente depois de várias notícias que davam conta de um aparente estado de abandono e desinvestimento. Está inserido num complexo desportivo com piscina, campos de ténis, padel, ginásio e um polidesportivo descoberto, numa localização a 10 minutos do centro de Vila Franca de Xira e a pouco mais de meia hora da capital, Lisboa.
“Temos muitos utentes de passagem que optam por ficar aqui, mas também alguns trabalhadores deslocalizados que fazem aqui o seu alojamento temporário durante o tempo em que estão a trabalhar na região. Somos um parque que permite o contacto com a natureza às portas de Lisboa”, explica Vítor Félix, chefe da divisão de Desporto e Lazer da câmara vilafranquense.
Os visitantes recebem no parque um kit de boas vindas onde estão explicados os pontos de interesse de Vila Franca de Xira e até os horários dos comboios para quem quiser aproveitar e visitar Lisboa.

Um milhão de euros de obras à vista
Para continuar a melhorar a qualidade do parque de campismo, e passá-lo das actuais três estrelas para quatro estrelas (numa escala de cinco), o município está empenhado em investir um milhão de euros em obras de requalificação e melhoria até 2020, incluindo a construção de uma estação de serviço para autocaravanas. A primeira obra, orçada em 213.779 euros e que se deverá iniciar este ano, visa a recuperação dos bungalows existentes, mobilando-os e dotando-os de água e electricidade.
Em fase de projecto, com empreitada a lançar em 2020, está a remodelação do restante parque, numa obra orçada em 699.055 euros. “Quem ama a natureza e não gosta de marcar hotéis o ideal é fazer campismo. Quem gosta da aventura e acordar a ouvir os pássaros. O parque está sempre aberto e há sempre lugar para mais um”, conta Mário Saldanha, técnico municipal e presidente do clube de campismo de Vila Franca de Xira “As Sentinelas”.

Há cada vez mais turistas a acampar em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...