uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hospitalização domiciliária do Médio Tejo faz 850 visitas
foto DR Dos 71 utentes hospitalizados em casa, 34 são homens

Hospitalização domiciliária do Médio Tejo faz 850 visitas

Equipa do Centro Hospitalar do Médio Tejo presta cuidados de saúde a 71 doentes que recuperam em casa em vez de estarem numa cama de hospital. Foi a primeira a funcionar no distrito de Santarém.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) percorreu mais de 26.800 quilómetros e realizou mais de 850 visitas no primeiro semestre de actividade. São 71 os utentes internados no âmbito deste programa, em que as pessoas recebem cuidados médicos e de enfermagem em casa. 34 são homens e 37 mulheres. O concelho que tem mais utentes com este serviço é o de Abrantes, com 27 doentes, seguindo-se Torres Novas com onze. Os restantes são: Entroncamento (8), Constância (6), Mação (6), Tomar (5), Sardoal (4), Vila Nova da Barquinha (3) e Gavião (1).
No mês de Julho não só se aumentou o número de aderentes ao serviço, como foi admitido o doente mais jovem, com 19 anos, residente em Ponte-de-Sor, o local mais longe que esta equipa se deslocou. A equipa saiu do limite dos trinta quilómetros em que actua, mas manteve os cerca de trinta minutos de tempo de deslocação. A equipa de hospitalização domiciliária do CHMT é constituída por um médico, três enfermeiros (a tempo inteiro), uma assistente social e uma farmacêutica. Conta também com a colaboração de assistentes técnicos e assistentes operacionais.
A unidade funciona 24 horas por dia, durante 365 dias por ano, e garante o mesmo nível de qualidade e segurança na prestação de cuidados ao doente que o internamento convencional, refere o CHMT. O programa de hospitalização domiciliária no Médio Tejo arrancou em Dezembro do ano passado e foi o primeiro na região. A instalação do serviço foi possível devido à libertação de espaço conseguido com a abertura do Hospital de Dia de Medicina Interna, no piso 10 do Hospital de Abrantes.
Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 km, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 255 mil habitantes de 12 concelhos do Médio Tejo e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos no distrito de Portalegre.

Hospitalização domiciliária do Médio Tejo faz 850 visitas

Mais Notícias

    A carregar...