uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto de oito milhões para ligar Alverca ao rio Tejo está quase pronto
foto DR Projecto de requalificação completa da Praia dos Tesos, no Sobralinho, torna-a numa zona de exposição solar com duches

Projecto de oito milhões para ligar Alverca ao rio Tejo está quase pronto

Estão ultrapassadas as dificuldades com a Força Aérea Portuguesa e a construção do caminho pedonal entre Alverca e o Sobralinho é para avançar, o mais tardar em 2020. População vai poder apreciar o projecto e pronunciar-se.

O projecto de execução do futuro passeio ribeirinho, que permitirá o acesso da cidade de Alverca ao rio Tejo, e que fará a ligação às localidades de Póvoa de Santa Iria e Sobralinho, ficará pronto até ao final deste ano. A informação foi avançada na última semana pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), em reunião pública do executivo. A construção está estimada em oito milhões de euros.
O projecto está na recta final e estão a ser limados os detalhes necessários para que a ligação ao rio, há muito ambicionada pela população de Alverca, possa avançar. Entre eles está o cumprir de um conjunto de exigências colocadas pela Força Aérea Portuguesa (FAP), que incluem a necessidade de colocação de videovigilância e substituição das redes que delimitam a área militar e que fica próxima do futuro trilho pedonal.
Segundo o autarca o projecto ficará concluído, o mais tardar, até final deste ano e depois a população terá oportunidade de se pronunciar sobre ele. As questões das servidões militares, que impediam a construção e estavam a complicar o projecto, foram entretanto ultrapassadas. Alberto Mesquita considera que esta é “uma obra que fará a diferença nas próximas décadas em Alverca e no concelho”. Os trabalhos devem demorar mais de um ano.
Actualmente o passeio ribeirinho existente no concelho de Vila Franca de Xira tem uma extensão de 12 quilómetros mas está “fatiado”: existe entre a sede de concelho e Alhandra; entre a Póvoa de Santa Iria e o limite do concelho de Loures (com a ambição de vir a unir ao Parque das Nações em Lisboa) e entre a Póvoa de Santa Iria e o Forte da Casa. Há uma ligação entre o Forte da Casa e Alverca mas não à beira rio por causa das servidões militares.
Além do caminho ribeirinho, vão ser feitos acessos superiores, pedonais e rodoviários, que deverão custar dois a três milhões cada um, segundo revela Alberto Mesquita. A possibilidade do projecto ser co-financiado por fundos europeus é baixa e por isso Mesquita admite que todo o investimento poderá sair directamente dos cofres do município.
A ideia que está a ser desenvolvida no projecto passa pela criação de um corredor verde ao longo de 38 hectares, entre Alverca e o Sobralinho, numa distância de sete quilómetros, unindo a zona dos Salgados à conhecida Praia dos Tesos, no Sobralinho. Esta praia, actualmente sem uso, deverá ser totalmente requalificada para permitir a sua utilização pelos banhistas, com parque de merendas, 153 lugares de estacionamento, campos de voleibol e râguebi de praia, restauração, esplanadas, parque canino e ginásio ao ar livre.

Projecto de oito milhões para ligar Alverca ao rio Tejo está quase pronto

Mais Notícias

    A carregar...