uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Clube de Alverca faz da cidade o seu ginásio
Paulo Lopes, Lino Silva e Nuno Moreira são três dos rostos da Associação de Desportos Urbanos de Alverca

Clube de Alverca faz da cidade o seu ginásio

Associação de Desportos Urbanos de Alverca nasceu há sete anos. “Vamos descobrir a cidade” é o lema do clube que tem mais de meia centena de praticantes de várias modalidades.

É errado ficar sentado no sofá a pensar que em Alverca, só por ser uma cidade, não se consegue praticar desporto na rua com qualidade. Quem o diz são os dirigentes da Destinolímpico - Associação de Desportos Urbanos de Alverca, fundada há sete anos e que tem crescido a olhos vistos sendo já um dos principais clubes de desportos urbanos da região. Dividem-se em Urban Runners (corrida e caminhada), Urban Bikers (ciclismo e BTT) e Urban Warriors (utilizando ginásios ao ar livre e outros equipamentos públicos).
Alverca não tem as melhores condições para a prática de desporto nas ruas: faltam ciclovias ou percursos preparados especificamente para atletismo. Nem tão pouco há ligações ao rio. É por isso que a associação desenhou um conjunto de percursos dentro da cidade, coloridos como as linhas do metro, onde se corre e se caminha em ruas, becos e trilhos mais afastados da confusão dos automóveis e entre os prédios e o campo.
“Alverca fica muito perto da parte rural do concelho. Ao fim de poucos minutos saímos do meio dos prédios e parece que entramos noutra realidade, no campo, em trilhos muito bons e desconhecidos da maioria”, explica Lino Silva, presidente da direcção e um dos fundadores do clube.
O objectivo da associação não é promover o desporto na vertente competitiva mas sim o lazer e bem-estar dos atletas. “Estar em casa no sofá e não praticar desporto é um erro. Alverca tem muito para descobrir e quem julga que é uma terra direita está enganado. É sempre a subir, temos 250 metros de desnível até ao topo da serra. Se subirmos a serra quatro vezes fazemos 4 quilómetros com 1000 metros de desnível”, exemplifica.
Treinar dentro da cidade gera, em primeiro lugar, a preocupação da poluição. Mas os atletas e dirigentes garantem que nos percursos que usam a poluição é reduzida. A começar, claro, pelos trilhos de campo na zona norte da cidade. Somam-se os desafios de conseguir vencer semáforos, automóveis e condutores nem sempre zelosos pela segurança de quem corre ou caminha.

Provas mobilizam comunidade
A associação tem organizado diversos eventos visando a promoção da saúde e bem-estar, um deles de periodicidade anual em parceria com a junta de freguesia local: a caminhada da mulher. Em parceria com a vizinha Portugal Talentus leva a efeito a caminhada Alverca-Sobralinho, este ano, em Setembro, na sua terceira edição. Colabora também com a Portugal Talentus na Corrida Cidade de Alverca que se realiza nas pistas de aviação da Força Aérea.
“O nosso lema é nunca deixar ninguém para trás. Quem corre connosco vê que os mais rápidos acabam por voltar para trás para ir buscar os mais lentos e assim motivá-los a concluir as provas e a evoluírem ao seu ritmo e sem pressões”, conta o dirigente. Na Corrida Cidade de Alverca o clube faz questão de ser quem recebe o último classificado.
Mais do que os resultados desportivos, é a promoção do convívio e do desporto que é fundamental. Ao todo são mais de meia centena os que treinam com regularidade com o clube. Mas em alguns eventos, como a São Silvestre pirata (sem inscrições e de forma informal) que organizaram no último ano, mais de 100 pessoas compareceram à chamada. Incluindo gente de clubes diferentes.
“Aqui há espaço para todos e as coisas têm crescido ao longo dos anos. As pessoas têm aderido, o que nos deixa muito satisfeitos. O que ainda nos falta é uma sede. Essa era a maior prenda que nos podiam dar pelos sete anos de actividade que já levamos na cidade. Com ela poderíamos crescer ainda mais”, confessa Lino Silva.

Clube de Alverca faz da cidade o seu ginásio

Mais Notícias

    A carregar...