uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Com a sopa da pedra certificada garante-se a originalidade
Rui Figueiredo, grão-mestre da Confraria Gastronómica de Almeirim, que organiza o Festival da Sopa da Pedra

Com a sopa da pedra certificada garante-se a originalidade

O grão-mestre da Confraria Gastronómica de Almeirim reconhece que há restaurantes fora de Almeirim que apresentam o prato típico completamente desfasado do original. Por isso Rui Figueiredo acredita que a certificação da sopa da pedra vai dar credibilidade a este produto gastronómico, que é cada vez mais também um produto turístico.

Há muitos restaurantes a servirem sopa da pedra no país em que a receita é completamente desfasada da que foi inventada e é servida em Almeirim. A sopa é hoje um prato típico da cidade e do concelho com visibilidade a nível nacional e até internacional, sendo um motivo de desenvolvimento do turismo gastronómico local. Para Rui Figueiredo, o grão-mestre da Confraria Gastronómica de Almeirim, entidade que organiza pelo sétimo ano o Festival da Sopa da Pedra, a certificação deste prato tradicional “vai ajudar a dar-lhe credibilidade”.
O processo de certificação da sopa da pedra foi entregue, em Abril deste ano, à secretaria de Estado do Turismo, pela Câmara Municipal de Almeirim. Rui Figueiredo diz que este é um prato tão prestigiado, envolto em algum “romantismo”, que até os melhores restaurantes de Lisboa querem tê-lo nas ementas. “Com a certificação, todos os restaurantes que quiserem servir este prato terão a receita original, o que é melhor, para não estragarem a boa reputação da sopa”, explica o grão-mestre.
Muita gente diz que a receita da sopa tem um segredo, ideia que passa entre os milhares de visitantes que semanalmente passam pelos restaurantes da zona da praça de toiros. Mas Rui Figueiredo desmistifica a situação, dizendo que o segredo está no facto de os ingredientes serem de qualidade e todos da zona de Almeirim e da região do Ribatejo. “Se alteramos algum nota-se logo, por exemplo o feijão. Por isso quem quer comer a sopa genuína, tem mesmo que passar por Almeirim”, sublinha.
O sétimo Festival da Sopa da Pedra, que decorre entre 28 de Agosto e 1 de Setembro, envolve trinta pessoas na sua organização, esperando-se mais um sucesso este ano. O certame gastronómico realiza-se nesta altura com o objectivo de atrair pessoas que vão ou regressam de férias do sul do país e passam por Almeirim. O festival, diz o grão-mestre, tem também o intuito de dar a provar a verdadeira sopa para que as pessoas a distinguem quando esta lhes é servida em outros restaurantes de outras zonas do país.
Rui Figueiredo sublinha que o festival, que se realiza no parque das tílias, junto à praça de toiros e aos restaurantes da sopa da pedra, tem sido uma aposta ganha desde a primeira edição. O grão-mestre realça ainda que de ano para ano têm melhorado de condições e aumentado o número de visitantes.

Com a sopa da pedra certificada garante-se a originalidade

Mais Notícias

    A carregar...