uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Deputado Carlos Matias fora da lista do Bloco de Esquerda por Santarém
O mandatário Eduardo Jorge e a cabeça de lista Fabíola Cardoso entregaram a lista do BE no Tribunal de Santarém

Deputado Carlos Matias fora da lista do Bloco de Esquerda por Santarém

Direcção nacional escolheu Fabíola Cardoso como cabeça de lista, contrariando a indicação dada pela estrutura distrital do partido, e a polémica instalou-se.

O actual deputado do Bloco de Esquerda pelo círculo de Santarém, Carlos Matias, ficou fora da lista do partido às legislativas de 6 de Outubro, que é liderada por Fabíola Cardoso. Essa é uma das consequências do processo de escolha dos candidatos que envolveu alguma polémica interna, já que Matias, militante residente no Entroncamento, havia sido o nome indicado pelo plenário distrital do Bloco de Esquerda para voltar a encabeçar a lista por Santarém. Só que a mesa nacional do partido teve entendimento diferente e optou por Fabíola Cardoso, uma professora residente em Santarém.
A lista do Bloco de Esquerda por Santarém foi entregue na segunda-feira, 19 de Agosto, no Tribunal de Santarém, pelo mandatário distrital Eduardo Jorge, acompanhado pela cabeça de lista Fabíola Cardoso e de outros candidatos do partido.
Recorde-se que a Mesa Nacional do BE aprovou no dia 6 de Julho o nome de Fabíola Cardoso como cabeça de lista por Santarém, depois de, no dia 29 de Junho, em plenário distrital, Carlos Matias ter sido aprovado por larga maioria e indicado para cabeça de lista, obtendo 81 votos. Fabíola Cardoso tinha recolhido 37 votos.
A direcção nacional, contudo, apresentou, além do nome de Carlos Matias, o nome da candidata na Mesa Nacional, tendo Fabíola Cardoso vencido com 49 votos contra 14 (e três abstenções) e sido, assim, designada como cabeça de lista do BE pelo distrito nas legislativas de 6 de Outubro.
“Pela primeira vez na história do BE, e à luz dos actuais estatutos, a direcção nacional do partido impõe um nome e uma lista alternativa, ou seja, impôs a sua vontade contra a da região, situação que enfraquece o BE e divide o partido no distrito de Santarém, num claro desrespeito pela região e por quem votou”, disse na altura Carlos Matias, em reacção à decisão da Mesa Nacional.
Contactada sobre esta matéria, fonte oficial do partido sustentou que, “de acordo com os estatutos do Bloco de Esquerda, a decisão sobre os primeiros candidatos às eleições legislativas cabe à Mesa Nacional”.
Mas Carlos Matias tem outra visão dos factos: “A direcção não só não cumpriu como atropelou os estatutos numa decisão politicamente errada”, vincou, tendo afirmado que a decisão de não aceitar o seu nome como o indicado pelas bases “não terá sido por boas razões”, sem concretizar.

Os nove candidatos efectivos
A composição da lista de candidatos efectivos, por ordem decrescente, é a seguinte: Fabíola Cardoso, 46 anos, professora, Santarém; Roberto Barata, 30 anos, engenheiro químico, Torres Novas; Luís Gomes, 52 anos, sociólogo, Salvaterra de Magos; Ana Sofia Ligeiro, 40 anos, geógrafa, Torres Novas; Maria de Lurdes Martins, 57 anos, professora, Abrantes; Luís Santos, 52 anos, enfermeiro, Tomar; Francisco Colaço, 59 anos, comercial, Cartaxo; Carla Rodrigues, 53 anos, professora, Rio Maior; Sandrina Espiridião, 51 anos, professora, Benavente.

Deputado Carlos Matias fora da lista do Bloco de Esquerda por Santarém

Mais Notícias

    A carregar...