uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Voluntários americanos e arqueólogos portugueses fazem escavações em Muge
foto DR Voluntários americanos e arqueólogos portugueses fazem escavações em Muge

Voluntários americanos e arqueólogos portugueses fazem escavações em Muge

Na zona do concheiro do Cabeço da Amoreira foram encontrados vários artefactos em osso, pedra e adornos feitos em concha.

Um grupo de voluntários norte-americanos e uma equipa de arqueólogos do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano, da Universidade do Algarve, estão a fazer escavações arqueológicas na zona do concheiro do Cabeço da Amoreira e já encontraram vários artefactos. As escavações começaram no início de Agosto neste sítio em terrenos da Casa Cadaval, em Muge, concelho de Salvaterra de Magos.
O objectivo das escavações é recolher dados novos e mais pormenorizados sobre os modos de vida das últimas comunidades de caçadores-recolectores do Centro de Portugal, há cerca de oito mil anos. Até ao momento foram encontrados artefactos em osso, pedra e adornos feitos em concha.
O grupo de norte-americanos está inserido no programa do Earthwatch
Institute, uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão envolver cidadãos de todo o mundo em pesquisas científicas de campo. A equipa, conta com o apoio da autarquia local e da Casa Cadaval, a nível logístico e de alojamento.
Os Concheiros de Muge foram descobertos em 1863 pelo geólogo Carlos Ribeiro e constituem o maior complexo mesolítico da Europa. Correspondem a “colinas artificiais” onde se estabeleceram sazonalmente comunidades de caçadores-recolectores e que faziam da apanha de moluscos uma das suas principais actividades de subsistência.

Voluntários americanos e arqueólogos portugueses fazem escavações em Muge

Mais Notícias

    A carregar...