uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Utentes querem portagens na A23 e na A13 discutidas na campanha eleitoral

Comissão de Utentes do Médio Tejo escreveu carta aberta aos candidatos a deputados pelo distrito de Santarém.

A Comissão de Utentes do Médio Tejo pediu que a questão das portagens nas auto-estradas A23 e A13 seja tema de debate na campanha dos candidatos a deputados pelo distrito de Santarém às legislativas de 6 de Outubro.
Numa carta aberta aos candidatos a deputados pelo distrito de Santarém, a Comissão de Utentes do Médio Tejo considera importante o debate, em período eleitoral, de um problema que afecta quem utiliza estas vias “estruturais na região”, a que junta a necessidade de finalização do Itinerário Complementar (IC) 3, entre Almeirim e o Entroncamento.
A comissão lembra que a A23 foi construída sobre o Itinerário Principal (IP) 6 e a A13 sobre o IC3, beneficiando de fundos comunitários – no caso do antigo IP6, os primeiros 42 quilómetros da actual A23, construídos pela antiga Junta Autónoma de Estradas com fundos da então CEE, e, mais recentemente, no IC3, o troço entre Atalaia/Vila Nova da Barquinha até aos limites do concelho de Tomar.
Com a classificação como auto-estradas, estas vias passaram a ser portajadas, com cada quilómetro a custar ao utente o dobro do que custa um quilómetro na A1, realça a comissão, defendendo que, pelo menos nos troços construídos com fundos comunitários, “os pórticos estão ali indevidamente colocados e causam prejuízos aos seus utilizadores, até porque não existem alternativas”.
Os utentes salientam que a antiga Estrada Nacional 3 no sentido de Torres Novas para Abrantes foi, na sua maior parte, desclassificada, passando a vias urbanas e locais. Contudo, estas estão superlotadas, especialmente por viaturas pesadas que fogem dos elevados custos da A23, contribuindo para a degradação da circulação, uma situação que se repete na Estrada Nacional 110 em direcção a Tomar.

Mais Notícias

    A carregar...