uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes pode entrar na corrida pela delegação do Tribunal Administrativo
Executivo de Abrantes não desiste de tentar levar para o seu território o Tribunal Administrativo

Abrantes pode entrar na corrida pela delegação do Tribunal Administrativo

Municípios de Santarém, Torres Novas e Entroncamento querem acolher esse serviço. Vereador do PSD sna Câmara de Abrantes sugeriu que a cidade tem condições para acolher esses serviços e pediu também à maioria socialista que lute pelo regresso do Tribunal do Trabalho.

O vereador da Câmara de Abrantes Rui Santos (PSD) sugeriu na última reunião do executivo que a Câmara de Abrantes mostre disponibilidade junto do Governo para acolher a delegação do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria (TAFL) que se prevê criar no distrito de Santarém. O vereador da oposição alertou que Santarém, Torres Novas e Entroncamento já estão a disputar essa estrutura descentralizada e questionou se a maioria socialista que gere a Câmara de Abrantes está a encetar diligências no sentido de também disputar esse serviço.
O presidente do município, Manuel Valamatos (PS), afirmou que, se for bom para o concelho e para a região, tudo fará para ajudar a concretizar a sugestão de Rui Santos. Valamatos referiu que o assunto já foi abordado nas reuniões da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e que os municípios do Entroncamento e Torres Novas manifestaram interesse em acolher esses serviços, alegando ter edifício prontos para essa transferência.
Recorde-se que, como O MIRANTE noticiou (ver edição 10 Julho 2019), também Santarém manifestou interesse em vir a ter essa delegação. Aliás, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), pediu uma reunião urgente à ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, depois de saber que Torres Novas estava em negociações com o Governo para tentar acolher essa delegação do Tribunal Administrativo. O autarca disse, na altura, ao nosso jornal que estranha essa posição do seu homólogo de Torres Novas, referindo que é público que já há pelo menos cinco anos que Santarém vem pugnando para acolher o desdobramento do TAF de Leiria.

Abrantes deve tentar recuperar Tribunal do Trabalho
Rui Santos (PSD) defendeu também que o Tribunal de Abrantes tem condições para receber novas valências do Tribunal do Trabalho, serviço que foi deslocalizado para Tomar há alguns anos. “Esta deve ser uma bandeira de todos os abrantinos”, reforçou o autarca. O vereador social-democrata recordou que, em 2014, Abrantes perdeu o Juízo de Família e Menores, aquando da reforma judiciária, instância que recuperou em 2017. Rui Santos diz que agora existem também condições para voltar a ter em Abrantes um Juízo do Tribunal do Trabalho.

Abrantes pode entrar na corrida pela delegação do Tribunal Administrativo

Mais Notícias

    A carregar...