
Junta de Alcanhões farta de esperar pela variante de Assacaias
Projecto destina-se a suprimir passagem de nível que gera fortes constrangimentos de trânsito. Em carta aberta dirigida ao Governo, Infraestruturas de Portugal e Câmara de Santarém, o presidente da junta lamenta o arrastar do processo e o sucessivo incumprimento de prazos para conclusão do projecto e promete endurecer a luta.
A Junta de Freguesia de Alcanhões, no concelho de Santarém, publicou uma carta aberta onde lamenta a falta de respostas e soluções que levem à supressão da passagem de nível das Assacaias, na Linha do Norte, através da construção, há muito falada, de uma variante à Estrada Nacional 365, no troço entre Ribeira de Santarém a Alcanhões. E garante que se até final deste mês de Setembro “não existir qualquer comunicação séria e objectiva sobre esta matéria”, assumirá outras formas de sensibilização para que a questão não seja esquecida.
A passagem de nível, situada na EN365 entre Ribeira de Santarém e Alcanhões, está fechada frequentemente durante o dia devido à passagem de comboios, o que gera grandes filas de trânsito e afecta muita gente nas suas deslocações.
Tal como O MIRANTE noticiou a 10 de Janeiro de 2019, a Câmara de Santarém continua a aguardar que a IP entregue o projecto, para poder lançar o concurso para a construção da variante às passagens de nível da Linha do Norte no trajecto entre Alcanhões e Ribeira de Santarém.
Na carta aberta, o presidente da Junta de Alcanhões, Pedro Rui Branco, informa que pediu uma reunião ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, para debater essa questão, desejando que sejam convocados para a mesma os presidentes da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) e da Câmara de Santarém, “para que juntos possamos encontrar uma solução célere e efectiva”.
Os últimos desenvolvimentos davam conta de que a IP previa ter o projecto da variante concluído até ao início deste Verão, conforme indicou fonte da empresa a
O MIRANTE. Só que mais uma vez o prazo não foi cumprido. “Termina hoje o mês de Agosto e tal situação e/ou qualquer comunicação oficial sobre o assunto não ocorreu”, lê-se na carta aberta datada de 30 de Agosto. O autarca refere ainda que apesar dos contactos feitos com a IP ao longo de 2018, o novo executivo da Junta de Alcanhões só teve uma resposta formal da empresa pública em 3 de Abril de 2019, onde se referia que “dentro de mais algumas semanas reuniríamos, pois o projecto de execução se encontraria ainda em desenvolvimento de especialidades”.
Protocolo com quase 20 anos
Em Agosto de 2005 a Câmara de Santarém aprovou a celebração de um protocolo com a Refer (Rede Ferroviária Nacional), com vista à construção da variante à EN365 na zona de Assacaias, nos arredores de Santarém. Nessa altura ficou definido que a autarquia e a Refer dividiam em partes iguais os custos da obra, cabendo à autarquia as despesas com as expropriações de terrenos necessários à nova via, que estavam estimadas na ordem dos 404 mil euros.

Mais Notícias
Destaques
