uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Festival Materiais Diversos convida população do Cartaxo a participar nas actividades

Festival envolve cerca de 150 artistas e decorre entre 27 de Setembro e 5 de Outubro em Minde, Alcanena e Cartaxo.

No ano em que celebra dez edições, o Festival Materiais Diversos (FMD) programou mais de 60 actividades e 17 espectáculos, cinco em estreia absoluta e quatro em estreia nacional, envolvendo cerca de 150 artistas, que vai mostrar, de 27 de Setembro a 5 de Outubro, no Cartaxo, em Alcanena e em Minde.
Apostando no envolvimento das comunidades dos territórios em que o festival se realiza, agora de dois em dois anos, o FMD teve abertas inscrições, até dia 23, para vários projectos que vão decorrer no concelho do Cartaxo. A organização convidou “amantes de plantas” para emprestarem plantas “de todos os tipos e tamanhos” para a construção da BIOinstalação que vai fazer parte do espectáculo “Selva Coragem”, uma criação interdisciplinar do Teatro do Frio que vai estar patente na Galeria Municipal José Tagarro, no Cartaxo, de 1 a 5 de Outubro.
Já para o projecto Pergunta, o FMD procura voluntários que se juntem aos criadores para, de 1 a 5 de Outubro, levarem os habitantes do Cartaxo a participar em actividades de questionamento sobre diversos temas sociais, com recurso a painéis de letras gigantes instalados em locais de maior visibilidade.
O FMD procura ainda pessoas para serem “guias/intérpretes/mediadores locais” para apresentarem à comunidade e às escolas a exposição “Para uma Timeline a Haver”, um exercício colectivo de investigação da dança como prática artística em Portugal nos séculos XX e XXI que vai estar patente no Centro Cultural do Cartaxo, de 3 a 20 de Outubro.
Os candidatos podem inscrever-se até 2 de Outubro, dia em que frequentarão um ‘workshop’ com Ana Bigotte Vieira e Carlos Oliveira, em que serão problematizadas as concepções de dança e tipos de práticas corporais que lhes estão associados.
O outro projecto do FMD que procura voluntários no Cartaxo, neste caso oito meninos entre os sete e os dez anos, é “Margem”, espectáculo de Victor Hugo Pontes inspirado no romance “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e galardoado com o prémio Autores 2019 para melhor coreografia, pela Sociedade Portuguesa de Autores, com exibição no Centro Cultural do Cartaxo no dia 3 de Outubro.

Mais Notícias

    A carregar...