uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Grupo ORPEA mostrou instalações de todos os seus centros durante dois dias
Residência da Póvoa de Santa Iria tem capacidade para 64 pessoas

Grupo ORPEA mostrou instalações de todos os seus centros durante dois dias

Centro da Póvoa de Santa Iria adquirido o ano passado não tem acamados

O Grupo ORPEA organizou dois dias abertos em todas as suas oito residências em Portugal, entre as quais a da Póvoa de Santa Iria, a 21 de Setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer e a 22 de Setembro. Através daquela iniciativa foi possível aos interessados conhecer as instalações, que estão adaptadas a todas as necessidades dos seus residentes.
Durante o dia aberto que coincidiu com o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, os especialistas da ORPEA deram explicações sobre os sintomas mais frequentes em cada uma das fases da doença de Alzheimer, como é que esse processo pode ser retardado e como é que o bem-estar e a autonomia da pessoa com aquela doença podem ser preservados pelo máximo de tempo possível - através de modelos e terapias inovadoras e eficazes, como terapias com animais, salas reminiscentes, programas de redução da polimedicação, planos de melhoria da qualidade do sono, entre outros.
Os oito centros do grupo ORPEA actualmente a funcionar em Portugal pretendem dar serenidade à vida dos familiares e manter as capacidades físicas e cognitivas dos residentes, adaptando-se aos indivíduos autónomos e aos que estão em situação de dependência.
Um dos objectivos das residências e respectivo corpo clínico é prolongar o tempo de autonomia pessoal e retardar o surgimento de uma possível situação de dependência. Para isso, todos os centros do grupo oferecem várias actividades, programas e terapias não farmacológicas que visam manter as capacidades físicas e cognitivas dos seus residentes, desde actividades e visitas socioculturais a terapias como ateliês de memória, culinária terapêutica, balneoterapia, horta terapêutica, programas intergeracionais, entre outras.
Fundado em 1989, o grupo ORPEA é um dos principais líderes mundiais nos cuidados a seniores e/ou dependentes, com uma rede de 925 centros, com 91.945 camas e mais de 54.000 funcionários em países como Portugal, Holanda, França, Espanha, Itália, Bélgica, Suíça, Alemanha, República Checa, Áustria, Polónia e China.
O grupo possui em Portugal oito residências e um hospital, distribuídos por todo o território nacional, com um total de 711 camas.

O grupo Orpea adquiriu a residência da Póvoa de Santa Iria em Junho de 2018. A instituição tem lugar para 64 pessoas, tendo neste momento 62 residentes. Tem quartos individuais, duplos e apartamentos.

O grupo ORPEA têm vindo diariamente aprimorar pela elevada qualidade dos seus serviços, estando a ter um enorme sucesso juntos da população sénior, A nossa missão é garantir o bem estar de todos os nossos residentes, para que possam ter qualidade de vida, para isso dispomos de uma vasta panóplia de profissionais especializados.

As diversas actividades que existem no dia-a-dia para os nossos residentes são estimulação cognitiva, multissensorial, musicoterapia, hidroginástica, ateliê de costura, de culinária e de pintura, entre outros.

A residência dispõe um espaço na parte traseira do edifício, que os residentes podem usufruir, para policultura.

A residência Sénior Club, é uma instituição pensada ao pormenor, a nível de decoração, habitações, entre outros, para que todos os nossos residentes, familiares e visitantes se sintam bem, usufruindo de todos os nossos espaços comuns, pensados para eles, privilegiamos de uma magnífica paisagem sobre o rio Tejo.

Os residentes podem percorrer toda a instituição livremente.

Temos diariamente profissionais da área de animação socio-cultural na nossa instituição para elaborar as actividades diárias, incentivando todos os nossos residentes a participar nessas mesmas actividades, para que mantenham a sua autonomia.

O pequeno almoço é servido todas as manhãs, nas suas habitações, seja em quarto duplo, individual ou apartamento.

Não existe horário de visitas, os parentes podem visitar o seu familiar sempre que quiserem e até podem passar ali o dia.

Grupo ORPEA mostrou instalações de todos os seus centros durante dois dias

Mais Notícias

    A carregar...