uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Eventos são importantes para atrair turistas mas é necessário mais alojamento
O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, e o presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, percorreram o recinto das festas que decorreram entre 20 e 22 de Setembro

Eventos são importantes para atrair turistas mas é necessário mais alojamento

Presidente do Turismo do Centro diz que para a região se tornar ainda mais atractiva é imprescindível que os visitantes tenham onde pernoitar. O recado foi deixado durante a inauguração das festas do concelho de Sardoal, que durante três dias animaram essa vila do Ribatejo norte.

O Sardoal e os concelhos vizinhos precisam de criar mais alojamento para que os turistas passem mais tempo na região e assim potenciar o turismo. “É importante captar turistas e fixá-los mais tempo, precisamos que fiquem pelo menos duas noites”, disse o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, durante a inauguração das Festas do Sardoal, que decorreram entre os dias 20 e 22 de Setembro. A Mostra de Sabores e Saberes contou com dezenas de expositores ligados ao artesanato, doçaria, bebidas e espaços para os mais novos se divertirem. Também alguns municípios vizinhos, como Mação, Abrantes e Constância marcaram presença com um stand.
Pedro Machado referiu que a região Centro – que engloba 100 municípios – é muito competitiva e tem atraído novos mercados como os Estados Unidos da América e Brasil. O Turismo do Centro conquistou um Globo de Ouro nos Prémios Publituris Portugal Travel Awards na categoria Melhor Região de Turismo Nacional 2019 e a sua região tem crescido acima da média nacional. O país cresceu 5,6% na área do turismo enquanto a região Centro cresceu 11,4%.
Para o presidente do Turismo do Centro, os eventos, como as Festas do Sardoal, são muito importantes, tanto para o concelho como para os municípios vizinhos e a região, quando o objectivo de todos é captar turistas e aumentar o grau de satisfação das pessoas que cá vivem.
O presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges (PSD), começou o seu discurso elogiando o trabalho de Pedro Machado à frente do Turismo do Centro. O autarca referiu que o Sardoal - que este ano assinalou os 488 anos de elevação a vila - e as suas gentes sabem receber as pessoas de fora, o que faz com que o concelho seja bom para viver e para visitar. “Cabe a nós, sardoalenses, valorizar e honrar o nosso concelho. Temos que continuar a trabalhar ainda mais para transformar o Sardoal num produto que nos orgulhe e que nos possamos afirmar cada vez mais como um grande território”, referiu.
As Festas do Sardoal pretendem mostrar o que de melhor se faz no concelho. Miguel Borges aproveitou o momento para dar conta que o município tem previstas várias obras no concelho e que nos próximos dois anos vai haver um investimento superior a sete milhões de euros. “Precisamos dinamizar o concelho economicamente para sermos cada vez mais atractivos. Estamos a trabalhar de forma sustentável e duradoura. É preciso tolerância e paciência para que as coisas aconteçam. Aos poucos vamos conseguindo melhorar”, reforçou o presidente do município.
No final da inauguração a comitiva dirigiu-se ao Centro Cultural Gil Vicente onde foram entregues os prémios aos participantes do concurso “À Descoberta do Mestre”. Foi ainda inaugurada a exposição evocativa do centésimo número do boletim municipal.

À margem

Pedro Machado e Miguel Borges pararam em todas as tasquinhas e não se fizeram rogados sempre que lhes ofereceram uma bebida para degustarem.
A meio da visita a todos os expositores, o presidente da Câmara do Sardoal foi abordado por um palhaço que andava à sua procura para lhe oferecer uma guitarra feita com balões verdes e amarelos. Um presente que Miguel Borges apreciou bastante ou não fosse ele músico.
No stand do município de Mação, o presidente da câmara, Vasco Estrela, fez questão de dar a provar o presunto do seu concelho. E ainda ofereceu vinho tinto e branco, conforme o gosto de cada um. No expositor de Abrantes foram poucos os que resistiram a provar o famoso doce Palha de Abrantes.
O presidente do Turismo do Centro adorou o quadro que lhe foi oferecido com a imagem de um lagarto, o símbolo do Sardoal, e do seu Sporting Clube de Portugal. Pedro Machado também mencionou o facto de poder passar em ruas enfeitadas com bandeiras verdes e brancas, o que o deixou entusiasmado. O pior mesmo têm sido os resultados do futebol...

Eventos são importantes para atrair turistas mas é necessário mais alojamento

Mais Notícias

    A carregar...