João Leite é o novo homem forte da Viver Santarém
Ex-vereador da Câmara de Santarém assume funções como administrador executivo da empresa municipal na sequência da demissão de Pedro Carvalho.
João Teixeira Leite passou a exercer a presidência do conselho de administração da empresa municipal Viver Santarém com funções executivas. As mexidas no conselho de administração da Viver Santarém devem-se à demissão do anterior administrador executivo, o jurista Pedro Carvalho, que entrou em funções em Março e pediu a demissão em Julho deste ano. Embora fosse presidente da Viver Santarém, João Leite não era administrador executivo e trabalhava como administrador para a Santa Casa da Misericórdia de Leiria.
Com a saída de Pedro Carvalho da Viver Santarém - que regressou ao Politécnico de Santarém -, abriu-se uma vaga no conselho de administração da empresa municipal que foi agora ocupada por Fernando Santos, professor do ensino superior e treinador de futebol na Académica de Santarém, que fica como vogal não executivo. Filipa Martinho continua como vogal não executiva. A Viver Santarém gere o complexo aquático e as infra-estruturas desportivas municipais e também opera na organização de eventos, como o Festival Nacional de Gastronomia.
João Teixeira Leite foi vereador da Câmara de Santarém no mandato 2009-2013, tendo a seu cargo pelouros como o desporto e a juventude, e é actualmente eleito da Assembleia Municipal de Santarém pelo PSD. Foi líder concelhio e distrital da Juventude Social-Democrata (JSD) e pessoa próxima politicamente do anterior presidente do município, Francisco Moita Flores.
A nova composição da administração da Viver Santarém foi aprovada pela maioria PSD na última reunião de câmara, a 23 de Setembro, tendo a oposição socialista votado contra. O vereador Rui Barreiro (PS) disse não reconhecer grandes ligações de João Leite à área do desporto e questionou se o visado já suspendeu o seu mandato na assembleia municipal, por considerar incompatível o exercício dos dois cargos.