uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Acertados pormenores para requalificar frente ribeirinha da Vala do Carregado
Há décadas que a zona ribeirinha da Vala do Carregado precisa de mais atenção do município

Acertados pormenores para requalificar frente ribeirinha da Vala do Carregado

Alenquer será a responsável por apresentar a candidatura a fundos comunitários e Vila Franca de Xira desenha o projecto final da obra que visa dar uma nova cara a uma zona há muito degradada.

Estão acertados os últimos pormenores entre os municípios de Vila Franca de Xira e de Alenquer para requalificar a frente ribeirinha na zona da Vala do Carregado, que faz fronteira entre os dois municípios.
Vila Franca de Xira, pela experiência na requalificação da sua frente ribeirinha, irá desenhar e criar o projecto. Alenquer tratará da candidatura a fundos comunitários. “Alenquer trata da candidatura por um motivo simples: para lá do rio Grande da Pipa a comparticipação da obra é de 85 por cento, se fosse em Vila Franca de Xira seriam 55 por cento. Vale a pena aproveitar essa circunstância”, defendeu na última semana o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS).
A actual zona ribeirinha que faz fronteira entre os dois concelhos, na Vala do Carregado, está degradada e a precisar de ser requalificada, com Alenquer a precisar também de dar um novo ar aos espaços que detém à beira rio. De ambos os lados, a requalificação é uma ambição antiga das duas comunidades mas é uma empreitada que não tem visto a luz do dia devido à sua complexidade. A expectativa dos dois autarcas é que, tratando-se de um projecto intermunicipal, possa dessa forma ser mais fácil captar os apoios comunitários necessários, já muito perto do fecho das últimas candidaturas ao actual quadro comunitário de apoio.
“Já está acertada entre Vila Franca de Xira e Alenquer a mancha de implantação de ambos os lados. Vai desde a linha-férrea, Largo do Machado e Vala do Carregado. Toda essa zona será requalificada”, assegura Alberto Mesquita.
O MIRANTE já tinha dado nota do protocolo celebrado entre os dois municípios que deu o mote a todo o projecto. Vila Franca de Xira considera que a margem direita da Vala do Carregado constitui-se como um local de grande valor e potencial paisagístico e ambiental, tendo manifestado por diversas vezes a sua intenção de alargar os caminhos pedonais ribeirinhos até à zona norte do concelho.
Por seu turno, Alenquer já havia reconhecido, em Outubro do ano passado, que uma intervenção na sua frente ribeirinha apresenta uma importância estratégica na qualificação e imagem do município e contribui de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida das populações dos dois concelhos.

Acertados pormenores para requalificar frente ribeirinha da Vala do Carregado

Mais Notícias

    A carregar...