uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Vieira é o medalhado mais velho de sempre nos mundiais de atletismo
foto DR João Vieira, à esquerda, junto ao primeiro e terceiro classificados, o japonês Yusuke Suzuki e o canadiano Evan Dunfee

João Vieira é o medalhado mais velho de sempre nos mundiais de atletismo

Aos 43 anos, atleta de Rio Maior conquistou a medalha de prata nos 50km marcha. João Vieira, 43 anos, tornou-se no domingo, 29 de Setembro, o atleta mais velho de sempre a subir ao pódio nos mundiais de atletismo, ao conquistar a medalha de prata nos 50km marcha na competição que está a decorrer no Qatar. O atleta representa o Sporting mas é um dos muitos valores nacionais da marcha atlética forjados em Rio Maior.

João Vieira diz ter acordado no domingo a pensar que tinha 20 anos, foi para os 50 km marcha dos Mundiais de atletismo de Doha com determinação redobrada e terminou a prova com a medalha de prata. “Muitas vezes acordo de manhã e penso que ainda tenho vinte anos e com isso vou à luta todos os dias. Muita gente não acreditava neste resultado e se calhar eu só em sonhos”, comentou no final, radiante com o feito conseguido.
“É a medalha da minha carreira, com 43 anos ainda estive aqui, estou feliz por todas aquelas pessoas que trabalham comigo, no dia-a-dia e continuam a acreditar no meu trabalho. Foi mais uma grande prova esta noite e é o trabalho de uma equipa”, disse no final Vieira, que ainda conta ir aos Jogos Olímpicos para o que será a ‘despedida’ da distância do calendário oficial.
“Os resultados saem, com o prazer que eu tenho todos os dias em treinar - muitas vezes com fadiga, mas trabalhei diariamente para estar aqui, mais uma vez no campeonato do mundo, e agora mereço um bom descanso”, diz o marchador, numa época “com três provas de 50 km nas pernas, estupenda mas com muito sofrimento”.
Promete não acabar aqui a carreira e continuar enquanto tiver condições para isso: “A vida de um atleta é agarrar o dia-a-dia. Muitas pessoas olham para mim e não me olham com cara de 43 anos, mas a cara de um jovem, porque a minha garra nas competições tem sido muito grande. Ainda estou aqui na luta com os mais jovens. É nos 50 km onde tenho conseguido a melhor classificação, mas tenho feito provas desde os 5 km até aos 50”.
Este tem sido um ano muito positivo para João Vieira, que em Março herdara a medalha de bronze nos 20km marcha dos Mundiais de 2013, devido à desclassificação por doping do russo Alexander Ivanov.
João Vieira conseguiu também, em Maio de 2019, o seu melhor resultado na Taça da Europa de marcha atlética, ao conquistar a medalha de bronze com a sua terceira melhor marca de sempre.

João Vieira é o medalhado mais velho de sempre nos mundiais de atletismo

Mais Notícias

    A carregar...