uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Está nas ruas mais uma Feira de Outubro em Vila Franca de Xira
Feira de Outubro tem no salão de artesanato e nas esperas de toiros os seus principais atractivos

Está nas ruas mais uma Feira de Outubro em Vila Franca de Xira

Evento centenário tem no salão de artesanato um dos seus pontos altos. Artesanato, gastronomia, convívio, animação musical e esperas de touros são alguns dos atractivos do evento que já é uma referência na região e que tem lugar no parque urbano do Cevadeiro, na praça de touros e em algumas ruas da cidade.

A centenária Feira Anual de Outubro, em Vila Franca de Xira, vai este ano durar mais tempo do que o habitual, num total de 12 dias, naquela que é a principal novidade de um certame que já marca a diferença na região. A feira decorre entre 2 e 13 de Outubro, numa organização da Câmara de Vila Franca de Xira, que volta a esperar a visita de milhares de pessoas de todo o país.
Além da feira propriamente dita, que tem lugar no Parque Urbano do Cevadeiro, o grande destaque é o salão de artesanato, que já vai na 39ª edição, bem como a gastronomia, animação musical e tauromaquia, incluindo esperas de touros pelas ruas (ver caixa).
Este ano, por causa das obras em curso no talude da Auto-Estrada do Norte (A1), não deve ser possível estacionar o automóvel na berma da Estrada Nacional 10, pelo que o município recomenda os parques gratuitos alternativos existentes nas proximidades – junto ao nó da auto-estrada, na Quinta da Mina ou próximo da estação de comboios.
O salão de artesanato tem abertura oficial marcada para sexta-feira, 4 de Outubro, pelos 18h00, voltando a apresentar trabalhos únicos de artesãos de todo o país. Uma oportunidade para descobrir culturas e técnicas artísticas distintas, com entradas livres. Entre têxteis, trabalhos em cerâmica, metal, madeira, cortiça e vidro, são perto de uma centena os artesãos que vão estar presentes no salão e alguns a trabalhar ao vivo para os visitantes.
Para os convivas e quem gosta de provar as iguarias da região a zona de refeições da feira tem este ano um palco junto às tasquinhas onde há todos os dias actuações que convidam à diversão e, antecipando a campanha de gastronomia promovida pelo município em Novembro, dedicada ao torricado com bacalhau assado, estão em agenda para os dias 5 e 13 de Outubro vários showcookings sempre às 17h00 com os chefes José Maria Lino e Luís Machado.
A animação musical terá fado, sevilhanas, fandango, música portuguesa e danças variadas. No sábado, entre as 14h00 e as 20h00, a TVI transmite uma emissão em directo junto à praça de toiros Palha Blanco.

Uma feira amiga do ambiente
Outra das novidades da edição deste ano da Feira de Outubro é uma parceria entre a Valorsul e o município visando promover medidas ambientais que reduzam o desperdício e promovam a reciclagem, transformando a feira num ecoevento. Os visitantes são convidados a colaborar depositando as embalagens usadas em recintos adequados à sua reciclagem.
Por isso, instaladas no recinto, estarão duas estruturas amarelas, cada uma com quatro contentores de 240 litros, visando a deposição de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida. Nos dias de maior afluência à feira estarão presentes no evento equipas de sensibilização a ajudar os participantes a recolher as embalagens. No final da feira a câmara entregará na central de triagem da Valorsul os resíduos produzidos no evento para encaminhamento, reciclagem ou valorização.

Está nas ruas mais uma Feira de Outubro em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...