Está nas ruas mais uma Feira de Outubro em Vila Franca de Xira
Evento centenário tem no salão de artesanato um dos seus pontos altos. Artesanato, gastronomia, convívio, animação musical e esperas de touros são alguns dos atractivos do evento que já é uma referência na região e que tem lugar no parque urbano do Cevadeiro, na praça de touros e em algumas ruas da cidade.
A centenária Feira Anual de Outubro, em Vila Franca de Xira, vai este ano durar mais tempo do que o habitual, num total de 12 dias, naquela que é a principal novidade de um certame que já marca a diferença na região. A feira decorre entre 2 e 13 de Outubro, numa organização da Câmara de Vila Franca de Xira, que volta a esperar a visita de milhares de pessoas de todo o país.
Além da feira propriamente dita, que tem lugar no Parque Urbano do Cevadeiro, o grande destaque é o salão de artesanato, que já vai na 39ª edição, bem como a gastronomia, animação musical e tauromaquia, incluindo esperas de touros pelas ruas (ver caixa).
Este ano, por causa das obras em curso no talude da Auto-Estrada do Norte (A1), não deve ser possível estacionar o automóvel na berma da Estrada Nacional 10, pelo que o município recomenda os parques gratuitos alternativos existentes nas proximidades – junto ao nó da auto-estrada, na Quinta da Mina ou próximo da estação de comboios.
O salão de artesanato tem abertura oficial marcada para sexta-feira, 4 de Outubro, pelos 18h00, voltando a apresentar trabalhos únicos de artesãos de todo o país. Uma oportunidade para descobrir culturas e técnicas artísticas distintas, com entradas livres. Entre têxteis, trabalhos em cerâmica, metal, madeira, cortiça e vidro, são perto de uma centena os artesãos que vão estar presentes no salão e alguns a trabalhar ao vivo para os visitantes.
Para os convivas e quem gosta de provar as iguarias da região a zona de refeições da feira tem este ano um palco junto às tasquinhas onde há todos os dias actuações que convidam à diversão e, antecipando a campanha de gastronomia promovida pelo município em Novembro, dedicada ao torricado com bacalhau assado, estão em agenda para os dias 5 e 13 de Outubro vários showcookings sempre às 17h00 com os chefes José Maria Lino e Luís Machado.
A animação musical terá fado, sevilhanas, fandango, música portuguesa e danças variadas. No sábado, entre as 14h00 e as 20h00, a TVI transmite uma emissão em directo junto à praça de toiros Palha Blanco.
Uma feira amiga do ambiente
Outra das novidades da edição deste ano da Feira de Outubro é uma parceria entre a Valorsul e o município visando promover medidas ambientais que reduzam o desperdício e promovam a reciclagem, transformando a feira num ecoevento. Os visitantes são convidados a colaborar depositando as embalagens usadas em recintos adequados à sua reciclagem.
Por isso, instaladas no recinto, estarão duas estruturas amarelas, cada uma com quatro contentores de 240 litros, visando a deposição de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida. Nos dias de maior afluência à feira estarão presentes no evento equipas de sensibilização a ajudar os participantes a recolher as embalagens. No final da feira a câmara entregará na central de triagem da Valorsul os resíduos produzidos no evento para encaminhamento, reciclagem ou valorização.