Internacionalização do ensino na Escola Superior de Saúde de Santarém
A Escola Superior de Saúde de Santarém recebeu a sétima edição do curso Erasmus Mundus Joint Master Degree em Enfermagem de Emergência e Cuidados Críticos.
Participaram no mesmo dezena e meia de estudantes provenientes de Espanha, Alemanha, Filipinas, Somália, Etiópia, Gana; Camarões; Indonésia, Irão, Paquistão, Nepal e Estados Unidos da América.
O curso foi promovido pelo consórcio estabelecido entre a Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, a Universidade de Oviedo (Espanha) e a Universidade de Napier (Escócia).
O principal objectivo do curso de mestrado é proporcionar um programa de formação estruturado que prepare enfermeiros para agir em equipa, perante problemas graves de saúde e situações complexas em ambientes extremos, razões pelas quais devem ser dotados de conhecimentos específicos, habilidades e competências para prestar cuidados de enfermagem a doentes em estado crítico ou instável e às suas famílias.
A estrutura do EMJMD NURSING contempla 90 ECTS (18 meses) proporcionando aos estudantes que o concluam um grau internacional conjunto e um diploma reconhecido pelas quatro instituições.
No dia 25 de Setembro ocorreu a sessão de abertura do curso, no auditório Professora Maria de Lurdes Asseiro, tendo integrado a mesa, o vice-presidente do IPSantarém, João Moutão, que presidiu, os professores representantes do consórcio, Hélia Dias, directora da ESSS, Pilar Mosteiro, da Universidade de Oviedo, Ruth Patherson da Universidade de Napier, José Amendoeira e Filomena Matos, que integram a equipa coordenadora com Pilar Mosteiro.