uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Três livros sobre caminhos mais percorridos pelos peregrinos até Fátima

Roteiros dos Caminhos de Fátima são uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura.

Edição de 09.10.2019 | Sociedade

Os caminhos que os peregrinos mais percorrem até ao Santuário de Fátima vão constar de três livros, nos quais são dadas indicações sobre o património cultural e religioso que os integram. Os Roteiros dos Caminhos de Fátima são uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura, desenvolvida no âmbito do Programa Valorizar, apoiado pelo Turismo de Portugal. O Santuário de Fátima explica que os três caminhos que vão passar a estar em livro são o do Tejo (entre Lisboa e o santuário), o da Nazaré (entre Nazaré e o santuário) e o do Norte (entre Valença e o santuário).
Os roteiros têm por finalidade disponibilizar, de forma sistemática, ampla e gratuita, informação completa sobre estes percursos, com destaque para a paisagem, o património, a cultura e as ambiências locais. Cada roteiro apresenta ainda uma descrição dos lugares mais emblemáticos do santuário desde as basílicas à capelinha.
Os Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e que terminam no santuário. Têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação.
Estes caminhos são desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura (entidade titular do projecto e proprietária da respectiva marca) e implementados em parceria com várias instituições (autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas), em articulação com o Santuário de Fátima. Esta rede de itinerários religiosos e culturais pode articular-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional, como os Caminhos de Santiago ou as Rotas Marianas.

Mais Notícias

    A carregar...