uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Três livros sobre caminhos mais percorridos pelos peregrinos até Fátima

Roteiros dos Caminhos de Fátima são uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura.

Os caminhos que os peregrinos mais percorrem até ao Santuário de Fátima vão constar de três livros, nos quais são dadas indicações sobre o património cultural e religioso que os integram. Os Roteiros dos Caminhos de Fátima são uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura, desenvolvida no âmbito do Programa Valorizar, apoiado pelo Turismo de Portugal. O Santuário de Fátima explica que os três caminhos que vão passar a estar em livro são o do Tejo (entre Lisboa e o santuário), o da Nazaré (entre Nazaré e o santuário) e o do Norte (entre Valença e o santuário).
Os roteiros têm por finalidade disponibilizar, de forma sistemática, ampla e gratuita, informação completa sobre estes percursos, com destaque para a paisagem, o património, a cultura e as ambiências locais. Cada roteiro apresenta ainda uma descrição dos lugares mais emblemáticos do santuário desde as basílicas à capelinha.
Os Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e que terminam no santuário. Têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação.
Estes caminhos são desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura (entidade titular do projecto e proprietária da respectiva marca) e implementados em parceria com várias instituições (autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas), em articulação com o Santuário de Fátima. Esta rede de itinerários religiosos e culturais pode articular-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional, como os Caminhos de Santiago ou as Rotas Marianas.

Mais Notícias

    A carregar...