uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Idosa morre e criança fica em estado crítico após mais um acidente no IC2
No dia 12 de Julho um movimento de cidadãos convocou uma marcha lenta a reclamar obras no troço do IC2 que atravessa o concelho de Rio Maior

Idosa morre e criança fica em estado crítico após mais um acidente no IC2

Despiste de automóvel ocorreu nas proximidades de Asseiceira, Rio Maior, num troço onde os acidentes graves são frequentes.

Edição de 09.10.2019 | Sociedade

O despiste de um automóvel no IC2 em Asseiceira, Rio Maior, ocorrido na tarde de domingo, 29 de Setembro, causou a morte de uma idosa, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém. O acidente deixou ainda uma criança de oito anos em estado crítico, que foi transportada para o Hospital de Santarém. Há também a registar um ferido grave, de 45 anos.
Fonte da GNR adiantou que o acidente resultou de um despiste no IC2, ao quilómetro 65, no sentido norte-sul. Na sequência do despiste, a vítima mortal ficou encarcerada e o veículo incendiou-se, disse a mesma fonte. O alerta para o acidente foi dado às 16h45. No local, além da GNR e do INEM, estiveram bombeiros de Rio Maior e de Alenquer. O trânsito esteve cortado durante algumas horas no IC2, no sentido norte-sul, e foi desviado para a Estrada Nacional 1.
O troço do IC2 que atravessa o concelho de Rio Maior é palco de acidentes graves com alguma frequência. No dia 12 de Julho de 2019, um movimento de cidadãos convocou uma marcha lenta entre Benedita (Alcobaça) e Aveiras de Cima (Azambuja) em protesto pelo mau estado do IC2 entre os nós de Alto da Serra e de Asseiceira, no concelho de Rio Maior. Na Internet circulou também uma petição pública com o mesmo fim, onde se apelava “que os governantes tomem consciência do estado caótico a que esse troço chegou e iniciem de imediato a reconstrução do mesmo”.

Obras prometidas há muito
Na sequência dessas iniciativas, a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que está previsto para este ano o lançamento do concurso público da empreitada de beneficiação do troço do IC2 entre Benedita e Asseiceira, com um preço base de 7,5 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias. “Trata-se de uma intervenção que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, nos distritos de Santarém e Leiria, desenvolvendo-se numa extensão total de cerca de 20,3 quilómetros”, afirma a nota.
O lançamento do concurso foi anunciado inicialmente em 2015 e depois em 2018, altura em que a IP apontou como provável o início da obra no segundo semestre deste ano, “condicionado, todavia, à obtenção da autorização de encargos plurianuais, solicitada em Agosto”, como admitiu a empresa na resposta a uma questão do município de Rio Maior.

Idosa morre e criança fica em estado crítico após mais um acidente no IC2

Mais Notícias

    A carregar...