uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Idosa morre e criança fica em estado crítico após mais um acidente no IC2
No dia 12 de Julho um movimento de cidadãos convocou uma marcha lenta a reclamar obras no troço do IC2 que atravessa o concelho de Rio Maior

Idosa morre e criança fica em estado crítico após mais um acidente no IC2

Despiste de automóvel ocorreu nas proximidades de Asseiceira, Rio Maior, num troço onde os acidentes graves são frequentes.

O despiste de um automóvel no IC2 em Asseiceira, Rio Maior, ocorrido na tarde de domingo, 29 de Setembro, causou a morte de uma idosa, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém. O acidente deixou ainda uma criança de oito anos em estado crítico, que foi transportada para o Hospital de Santarém. Há também a registar um ferido grave, de 45 anos.
Fonte da GNR adiantou que o acidente resultou de um despiste no IC2, ao quilómetro 65, no sentido norte-sul. Na sequência do despiste, a vítima mortal ficou encarcerada e o veículo incendiou-se, disse a mesma fonte. O alerta para o acidente foi dado às 16h45. No local, além da GNR e do INEM, estiveram bombeiros de Rio Maior e de Alenquer. O trânsito esteve cortado durante algumas horas no IC2, no sentido norte-sul, e foi desviado para a Estrada Nacional 1.
O troço do IC2 que atravessa o concelho de Rio Maior é palco de acidentes graves com alguma frequência. No dia 12 de Julho de 2019, um movimento de cidadãos convocou uma marcha lenta entre Benedita (Alcobaça) e Aveiras de Cima (Azambuja) em protesto pelo mau estado do IC2 entre os nós de Alto da Serra e de Asseiceira, no concelho de Rio Maior. Na Internet circulou também uma petição pública com o mesmo fim, onde se apelava “que os governantes tomem consciência do estado caótico a que esse troço chegou e iniciem de imediato a reconstrução do mesmo”.

Obras prometidas há muito
Na sequência dessas iniciativas, a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que está previsto para este ano o lançamento do concurso público da empreitada de beneficiação do troço do IC2 entre Benedita e Asseiceira, com um preço base de 7,5 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias. “Trata-se de uma intervenção que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, nos distritos de Santarém e Leiria, desenvolvendo-se numa extensão total de cerca de 20,3 quilómetros”, afirma a nota.
O lançamento do concurso foi anunciado inicialmente em 2015 e depois em 2018, altura em que a IP apontou como provável o início da obra no segundo semestre deste ano, “condicionado, todavia, à obtenção da autorização de encargos plurianuais, solicitada em Agosto”, como admitiu a empresa na resposta a uma questão do município de Rio Maior.

Idosa morre e criança fica em estado crítico após mais um acidente no IC2

Mais Notícias

    A carregar...